Diário de São Paulo
Siga-nos

VOZES DA ESPLANADA

A coluna semanal VOZES DA ESPLANADA traz informações dos bastidores dos Poderes da República diretamente das nossas fontes na capital federal. A coluna é

VOZES DA ESPLANADA
VOZES DA ESPLANADA

Redação Publicado em 07/06/2020, às 00h00 - Atualizado às 19h26


NOVO VELHO AMIGÃO DE BOLSONARO
Caiu bem mal nos corredores do Planalto a notícia de que a Procuradoria-Geral da República denunciou o novo velho amigão de Bolsonaro, o líder do PP, Deputado Arthur Lira, e um dos líderes do Centrão, que foi colega de Bolsonaro quando o presidente fazia parte dos quadros do PP. Lira pode virar réu sob acusação de ter recebido propina de R$ 1,6 milhão, cujo repasse teria sido feito pela empreiteira Queiroz Galvão.

DE OLHO NO PLENÁRIO DO STF
O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, marcou para o próximo dia 10, o julgamento no plenário de ação do partido Rede contra o inquérito das fake news. Os ministros devem analisar o pedido feito pela Procuradoria-Geral da República dentro da ação e que defende a suspensão das investigações. Segundo fontes no STF, os ministros devem também sanar vícios do inquérito e Alexandre de Moraes deve se declarar impedido durante o julgamento.

WIZARD, O MÁGICO
Carlos Wizard, o bilionário empresário, que até poucos dias dizia em todas as rodas de conversa que o Brasil precisava de gestores como João Doria, assumiu a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde. Já chegou dizendo que vai rever o número de mortes por COVID-19 no país, que segundo ele estão sendo inflados por governadores. As famílias que perderam seus entes bem que gostariam de acreditar nessa mágica, mas sabem que a dor da perda é irreversível.

CARGOS TÃO OK, CENTRÃO TÁ OK
Segundo fontes no Planalto e no Congresso, já se passa de 300 apadrinhados no Centrão com cargos no Executivo Federal. Ainda há mais 300 na fila. Assim, Bolsonaro vai garantindo maioria na Câmara e no Senado para votações que possam colocar em risco a sua governabilidade. Toma lá dá cá nunca esteve tão vivo na história desse país.

NINGUÉM GOSTA DE MIM
Ao passo que se aproxima do Centrão, o presidente Bolsonaro vem se distanciando dos governadores. Os gestores estaduais estão com dedicação total na contenção da pandemia e ressentem a falta de apoio por parte de Bolsonaro. Acontece que, como a coluna já adiantou, o presidente prepara sua ofensiva de culpar as medidas restritivas de prefeitos e governadores como responsáveis pela crise econômica e social.

ELEIÇÕES 2020
Nessa semana o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve decidir pelo adiamento das eleições municipais de 2020. Há grandes chances de se determinar uma nova data em novembro ou dezembro. Na semana anterior, se decidiu que as convenções partidárias serão virtuais. O novo normal também na política.

TRANSPARÊNCIA NOS NÚMEROS
O Tribunal de Contas da União decidiu entrar em campo na questão da transparência de casos, mortes e internações a respeito do COVID-19, depois de Bolsonaro determinar a mudança de horário na divulgação dos dados para evitar matérias nos telejornais noturnos. A ideia é que os tribunais de contas estaduais atuem junto às secretarias de saúde de cada Estado, para recolher as informações diárias sobre a evolução da doença no país, até as 18h de cada dia.

A coluna semanal VOZES DA ESPLANADA traz informações dos bastidores dos Poderes da República diretamente das nossas fontes na capital federal. A coluna é veiculada nas versões impressa e digital aos domingos, e pílulas dos bastidores em nos nossos canais digitais durante a semana.

Compartilhe  

Tags

últimas notícias