Diário de São Paulo
Siga-nos

VOZES DA ESPLANADA

A coluna semanal VOZES DA ESPLANADA traz informações dos bastidores dos Poderes da República diretamente das nossas fontes na capital federal. A coluna é

VOZES DA ESPLANADA
VOZES DA ESPLANADA

Redação Publicado em 24/05/2020, às 00h00 - Atualizado às 11h14


DIA ÚTIL
Ontem, sábado, 23, pareceu dia de sessões no Congresso Nacional, em Brasília. A repercussão política sobre o vídeo da reunião de ministros com o Presidente da República ajudou a evidenciar e distanciar cada vez mais os extremistas da atual política.

NÃO TEM BALA DE PRATA
Tanto apoiadores de Bolsonaro, quanto opositores, buscaram trechos do vídeo de 22 de abril para reforçar as respectivas narrativas. Mas a unanimidade é que não houve a materialidade da interferência de Bolsonaro na Polícia Federal.

INSATISFAÇÃO
“Vou interferir e ponto final, pô!”, “Não vou esperar f… a minha família e meus amigos.” e “Moro, Valeixo sai está semana. Está decidido”. Com essas falas, o ambiente político dá como certa a interferência do presidente para proteger seus familiares, agora fica a cargo do Procurador-Geral da República a condução do inquérito.

RELAÇÃO COM GOVERNADORES
Salvo raras exceções, o relacionamento de Bolsonaro com os governadores tem se tornado cada vez mais beligerante. Ao chamar João Doria e Wilson Witzel de “bosta” e ‘estrume’, respectivamente, evidencia cada vez mais esse distanciamento.

WEINTRAUB X STF
“Por mim colocava esses vagabundos todos na cadeia, começando no STF”, disse Abraham Weintraub, Ministro da Educação, na reunião de 22 de abril. Segundo fontes, o Ministro Celso de Mello, do STF, considera como aparente prática criminosa e mandou comunicar os outros ministros da Suprema Corte.

DAMARES QUER PRENDER
“Vamos pedir a prisão de governadores e prefeitos”, disse a Ministra Damares, dos Direitos Humanos, na reunião gravada, esquecendo que nem lei, nem a Constituição, confere a ocupante do Poder Executivo poder pra requerer prisão de qualquer indivíduo, quiçá, gestores públicos que gozam de foro privilegiado tanto quanto o Presidente da República. Outra fala da ministra que virou chacota na Esplanada dos Ministérios.

ONDE PASSA UM BOI…
O Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, defendeu aproveitar crise do coronavírus para “passar a boiada”. Ele se referiu a reformas infralegais no ordenamento jurídico, em especial, a questões ambientais. Até tentaram, mas a MP 910, que tinha como padrinho o polêmico Secretário de Regularização Fundiária do Ministério da Agricultura, Nabhan Garcia, perdeu sua validade. Numa tentativa de exercer o poder moderador, a Câmara apresentou um PL 2.633/20, mas não houve acordo com o Governo. Segundo o relator da matéria, o Deputado Marcelo Ramos (PL-AM), seu relatório atende 109 mil pedidos de titulação de terra no Incra e deixaria de fora apenas 3 mil. Ainda assim, o governo se manteve contra o relatório.

2022 COMEÇOU
A metodologia usada pelo Presidente da República e divulgado no vídeo da reunião de 22 de abril, apenas reforça sua relação com o perfil de seu eleitorado. Chegaram até a usar como ferramenta de apoio à sua reeleição. Mas para a maioria da população, o que corresponde aos índices de reprovação do Governo Bolsonaro, as imagens causaram perplexidade. No mundo político, essa história não acabou. 2022 é logo ali.

A coluna semanal VOZES DA ESPLANADA traz informações dos bastidores dos Poderes da República diretamente das nossas fontes na capital federal. A coluna é veiculada nas versões impressa e digital aos domingos, e pílulas dos bastidores em nos nossos canais digitais durante a semana.

Compartilhe  

Tags

últimas notícias