Diário de São Paulo
Siga-nos

VOZES DA ESPLANADA

A coluna semanal VOZES DA ESPLANADA traz informações dos bastidores dos Poderes da República diretamente das nossas fontes na capital federal. A coluna é

VOZES DA ESPLANADA
VOZES DA ESPLANADA

Redação Publicado em 03/05/2020, às 00h00 - Atualizado às 08h58


VOZES DA ESPLANADA

A coluna semanal VOZES DA ESPLANADA traz informações dos bastidores dos Poderes da República diretamente das nossas fontes na capital federal. A coluna é veiculada nas versões impressa e digital aos domingos, e pílulas dos bastidores em nos nossos canais digitais durante a semana.

A SEXTA-FEIRA QUE COMEÇOU, MAS AINDA NÃO ACABOU…
Como falamos na semana passada, aqui no Vozes da Esplanada, a sexta-feira do dia 24 ainda não acabou. Os capítulos da desavença entre o Presidente Bolsonaro e o agora ex-ministro Sérgio Moro ganha novos contornos e novas polêmicas.

SÉRGIO MORO EM CURITIBA
Quem diria que Sérgio Moro fosse à Superintendência da Polícia Federal do Paraná prestar depoimento. Isso aconteceu ontem, sábado, dia 2. O teor do depoimento pode fazer com que notícias de Curitiba mudem os rumos da República novamente.

BOLSONARO MORDE…
Após o Ministro Alexandre de Moraes, do STF, decidir liminarmente a suspensão da nomeação do Delegado Alexandre Ramagem, o presidente decidiu enfrentar a decisão do judiciário e manter a nomeação do delegado amigo da família Bolsonaro. Ministros e assessores palacianos agiram rápido, demoveram Bolsonaro da ideia e evitaram uma crise institucional sem precedentes.

…BOLSONARO ASSOPRA
Para as vagas de Ministro da Justiça e Advogado Geral da União foram nomeados André Mendonça (ex-AGU) e José Levi Amaral respectivamente. São nomes com bom trânsito no Poder Judiciário e como resultado desse reconhecimento, os Ministros Dias Toffoli e Gilmar Mendes, ambos do STF, estiveram no Palácio do Planalto, em plena pandemia, para prestigiar a posse dos indicados.

O MEU NÃO
Deve continuar o mistério sobre os resultados dos exames de COVID-19 do Presidente Bolsonaro. Após a Justiça Federal decidir pela apresentação dos resultados em 48h, o Tribunal Regional Federal da 3ª Região suspendeu a ordem e o mistério continua.

EU, SIM
Durante a semana, assim que a decisão de 1ª instância saiu, Bolsonaro chegou a admitir que “Talvez já tenha pegado esse vírus no passado”. Vale lembrar que o Palácio do Planalto sempre divulgou que os resultados dos testes feitos pelo presidente deram negativo.

DOS CÉUS DE GOIÁS
Após rodar as ruas de Brasília com aglomerações, selfies e apertos de mão, Bolsonaro embarcou no helicóptero presidencial, aterrissou no município goiano de Cristalina, visitou a lanchonete de um posto de gasolina e em seguida decolou para um Outlet localizado no município de Alexânia (100km de Brasília). No passeio, segundo fontes, Bolsonaro repetiu diversas vezes que por ele todos estariam trabalhando normalmente, mas que os Governadores não querem que o Brasil volte ao normal pois pretendem tira-lo da cadeira.

CENTRÃO COM BOLSONARO
A ala mais polêmica da política brasileira já começou a receber os cargos prometidos por Bolsonaro. Liderados por Arthur Lira (PP-AL), o novo amigo do presidente, tem transmitido as indicações dos nomes e as reivindicações do grupo político que busca espaços no governo. Por enquanto, as nomeações tem acontecido nos segundo e terceiro escalões, além de empresas e bancos públicos.

CENTRÃO? NEM SEMPRE
O Deputado Marcelo Ramos (PL-AM), que foi presidente da Comissão Especial da Reforma da Previdência, e um dos nomes cotados para a Presidência da Câmara dos Deputados com o apoio de Rodrigo Maia, fez desabafo em resposta a discussão de cargos do Centrão no governo e a situação do seu estado natal, Amazonas. “Dizem que o Centrão negocia cargos no Governo. Eu só quero uma coisa do Governo Federal: ajuda para o meu Amazonas que agoniza por conta do Covid. Cargos não salvam a vida das pessoas.”, disse o deputado.

FIM DE UMA ERA
O restaurante Piantella, principal reduto de políticos em
Brasília, fechou suas portas após mais de 40 anos de funcionamento. Segundo o proprietário, o fechamento é consequência da crise econômica causada pela pandemia da COVID-19. Nas mesas do restaurante foram tomadas importantes decisões para o país. Foi lá, por exemplo, onde políticos comemoram o triunfo do movimento Diretas Já, em 1984. Além disso, reza a lenda que parte da Constituição de 1988 foi escrita lá dentro. Um dos garçons mais antigo da casa sempre dizia: “A lenda é verdadeira! Textos e mais textos saíram desse lugar! Tinha até a mesa do ‘Seu Ulysses’”.

Compartilhe  

últimas notícias