Diário de São Paulo
Siga-nos

VOZES DA ESPLANADA

VOZES DA ESPLANADA A coluna semanal VOZES DA ESPLANADA traz informações dos bastidores dos Poderes da República diretamente das nossas fontes na capital

VOZES DA ESPLANADA
VOZES DA ESPLANADA

Redação Publicado em 19/04/2020, às 00h00 - Atualizado às 12h50


VOZES DA ESPLANADA
A coluna semanal VOZES DA ESPLANADA traz informações dos bastidores dos Poderes da República diretamente das nossas fontes na capital federal. A coluna é veiculada nas versões impressa e digital aos domingos, e pílulas dos bastidores em nos nossos canais digitais durante a semana.
ENFIM, DEMITIDO
Presidente Bolsonaro, enfim, demitiu Luiz Henrique Mandetta. O ex-ministro da Saúde esticou demais a corda dando entrevista exclusiva ao Fantástico no domingo passado. Esse gesto feito para a Rede Globo, considerada desafeta pelo bolsonarismo, não teve perdão.
FANTÁSTICO
Dentro do mundo da política, se sabe que os movimentos devem ser friamente calculados. E dessa forma, há de se esperar o que foi organizado pela cúpula do DEM quando o ex-ministro Mandetta resolveu passar o final de semana de Páscoa na residência oficial do Governador de Goiás, Ronaldo Caiado, ex-aliado de Bolsonaro e dar uma entrevista exclusiva para o Fantástico.
GOTA D’ÁGUA
Bastou a entrevista ir ao ar no último domingo, para que os ministros palacianos e o vice-presidente Hamilton Mourão desistissem de defender Mandetta perante Bolsonaro. A tampa foi fechada quarta-feira na sua última entrevista coletiva como ministro da saúde, uma despedida antecipada.
CAPÍTULO FINAL
O último capítulo da novela Mandetta foi marcado pela troca de acusações entre o agora ex-ministro e o presidente. De um se ouviu que as mortes seriam responsabilidade do presidente, que retrucou dizendo que a culpa cabe apenas aos governadores.
PRÓXIMO PASSO
Só resta acompanhar o que Mandetta irá fazer de sua carreira política daqui pra frente. Nos corredores, dizem que será comentarista especial sobre a pandemia para uma relevante rede de televisão.
BOLSONARO MORDE…
O presidente Bolsonaro ao atacar Maia provocou uma aliança suprapartidária em defesa do Congresso Nacional. E já esta colhendo retaliações. A primeira foi a não votação da MP Verde e Amarela.
… BOLSONARO ASSOPRA
Sabedor das dificuldades que pode enfrentrar com o distanciamento do parlamento, o presidente se reuniu com presidentes e líderes de diversos partidos do Centrão para a construção de novos entendimentos.
POSTURA INDEPENDENTE
O Deputado Federal Kim Kataguiri (SP) disparou contra o Senado, que tirou de pauta a MP 905/2019: “O Senado Federal, por pura birra, vai deixar caducar a MP da Carteira de Trabalho Verde e Amarelo. Tanto os líderes do Senado quanto Davi Alcolumbre colocam acima dos interesses da nação a vaidade e politicagem pessoal. É a maior canalhice feita pelo Senado Federal nessa legislatura”
MAS ANTES, NOS BASTIDORES…
O Ministro Lewandowski tinha decidido só permitir acordos trabalhistas com carimbo dos sindicatos. O plenário do STF derrubou essa decisão. Depois, o presidente do Senado Davi Alcolumbre, DEM, costurou entregar a relatoria da MP para o PT, que é declaradamente contra o texto. E por fim, tirou de pauta para caducar sua validade.
CORTES DE SALÁRIOS
O governador paranaense Ratinho Jr segue outros governadores e também reduz seu salário e do primeiro escalão em 30%, assim como informamos semana passada ter feito o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.
Compartilhe  

últimas notícias