Diário de São Paulo
Siga-nos

VOZES DA ESPLANADA

DE TOFFOLI PARA FUX

VOZES DA ESPLANADA
VOZES DA ESPLANADA

Redação Publicado em 13/09/2020, às 00h00 - Atualizado às 10h13


DE TOFFOLI PARA FUX

Com o término do mandato do ministro Dias Toffoli na presidência do Supremo Tribunal Federal, assume a Suprema Corte o ministro Luiz Fux. As posições do novo presidente já foram analisadas e causam preocupação aos apoiadores ideológicos do presidente Bolsonaro. Ainda que alvo de protestos de alas mais radicais, assessores do presidente enxergavam em Dias Toffoli um aliado juntamente com o ministro Gilmar Mendes.

MANDA QUEM PODE

A cada dia, fica mais evidente a relação dos apoiadores orgânicos – daqueles que estão desde a campanha – que exercem influência sobre o presidente Jair Bolsonaro. Nessa lista temos o secretário especial de Assuntos Estratégicos, almirante Flávio Rocha, o ministro da Secretaria Geral da Presidência, Jorge Oliveira e o Senador Flávio Bolsonaro. Nem mesmo o deputado federal Eduardo Bolsonaro aparece nesse seleto grupo. Soma-se a esses, os figurões da velha política que viraram os novos amigos do presidente e estão sendo muito bem recompensados por isso.

OAB RACHADA

A eleição que elegerá a nova diretoria da OAB só ocorrerá em janeiro de 2022, mas os últimos acontecimentos aumentaram o nível de tensão entre os integrantes da atual diretoria. Incomodados com a enorme ascensão do ex-presidente Marcus Vinicius Furtado Coelho sobre o atual presidente Felipe Santa Cruz, membros da diretoria tem se recusado a avalizar inúmeras decisões do presidente da entidade. E por isso, foram alijados das reuniões colegiadas. Santa Cruz tem decidido monocraticamente.

DIFÍCIL DE ENGOLIR

A escolha de Augusto Aras para o cargo de Procurador-Geral da República ainda não cicatrizou entre os membros do Ministério Público Federal. Aras foi escolhido por Bolsonaro fora da lista tríplice eleita pelos membros do MPF e oferecida ao presidente da República. Segundo juristas ouvidos por essa coluna, procuradores e promotores, que sempre tiveram um comportamento corporativista acima de qualquer interesse público, tentam de alguma forma minar a gestão de Aras. Acontece que o atual PGR tem tido pulso firme e não deve aceitar as armadilhas que tem sido a ele elaboradas. Nessa disputa vai se desnudando um mundo ardil que vive o Ministério Público.

AS SUPER TERÇAS VEM AÍ…

As super terças vem aí, mas não estamos nos referindo às eleições americanas que se avizinham para novembro. Estamos falando das séries de sabatinas que o Senado Federal deve realizar em setembro e outubro para cargos de embaixador do Brasil no exterior, bem como de cargos em Agências Reguladoras e demais posições que necessitam de aprovação no Senado. Davi Alcolumbre, na sua longa jornada visando à reeleição, tem tentado costurar acordos como mediador ou avalista perante o Palácio do Planalto e seus colegas na distribuição dessas indicações. O presidente do Senado espera colher os frutos entre seus pares e consolidar seu favoritismo na sua recondução à frente da Casa Legislativa.

A coluna semanal VOZES DA ESPLANADA traz informações dos bastidores dos Poderes da República diretamente das nossas fontes na capital federal. A coluna é veiculada nas versões impressa e digital aos domingos, e pílulas dos bastidores em nos nossos canais digitais durante a semana.
Compartilhe  

Tags

últimas notícias