Diário de São Paulo
Siga-nos

VOZES DA ESPLANADA

A coluna semanal VOZES DA ESPLANADA traz informações dos bastidores dos Poderes da República diretamente das nossas fontes na capital federal. A coluna é

VOZES DA ESPLANADA
VOZES DA ESPLANADA

Redação Publicado em 23/08/2020, às 00h00 - Atualizado às 17h27


PRESENTÃO PARA OS PROGRESSISTAS
Já está em curso um grande projeto de poder que será instituído no Nordeste. Após anos de domínio eleitoral do PT, a região que reúne nove estados, 30% da população brasileira e 49 milhões de habitantes, será entregue ao Partido Progressistas com o apoio do Governo Bolsonaro. Embora carregue o nome de progressistas, a pauta será bastante conservadora e pretende garantir o máximo de eleitos, já em 2020, nas eleições municipais. As seguidas visitas de Bolsonaro à região ficarão ainda mais constantes.

VAIDADES
Tem sido cada vez mais regulares as disputas de ministros em chamar a atenção do presidente Jair Bolsonaro. E com o crescimento da influência de antigas figuras da política brasileira, ministros palacianos tem procurado deixar suas digitais principalmente em indicação de cargos. O Secretário-Geral da Presidência, Ministro Jorge Oliveira, segundo fontes do Palácio do Planalto, tem sido o campeão. Ainda de olho na vaga que será aberta no STF, Oliveira não tem tido parcimônia em indicar os seus.

CORRIDA AO STF
Quem pode renascer na corrida à cadeira de Celso de Mello, no Supremo Tribunal Federal, é o Ministro de Justiça, André Mendonça. Durante o julgamento do acesso aos dossiês de servidores públicos, o Ministro Dias Toffoli, atual presidente da Corte, quis deixar explícito o seu entendimento de não participação de Mendonça na construção dos dossiês. Assim, Toffoli pode manter viva a esperança na indicação de André Mendonça para o STF. Dias Toffoli e Gilmar Mendes estão em campo para influenciar na escolha do próximo Ministro do STF e Mendonça é uma opção que tem o apoio do dois.

A FORÇA DE MAIA
Nesta semana ao procurar o Presidente da Câmara, Rodrigo Maia, o Palácio do Planalto teve uma prova de como andas a sua força perante seus colegas deputados. Depois do Senado Federal derrubar o veto que congela até o final do ano a possibilidade de aumento salarial para servidores públicos, foi Maia quem ajudou a preservar a agenda de Paulo Guedes. Mesmo que Rodrigo Maia não se candidate à reeleição, certamente exercerá muita influência na escolha do sucessor.

LEI GERAL DA PROTEÇÃO DE DADOS
A entrada em vigor da LGPD vai ser motivo de debates no Congresso Nacional na próxima semana. A votação da Medida Provisória 959 deve ser realizada na terça na Câmara e na quarta no Senado. O deputado federal Orlando Silva (PCdoB/SP) com apoio de Laura Mendes (filha de Gilmar Mendes) tem liderado essa agenda. A base governista ainda não se atentou à importância da matéria. E o setor produtivo acabou ficando de carona, pois ativistas e ONGs tem decidido a pauta de discussão.

BOLA DE NEVE
Após ensaiar a realização de sessões presenciais para o mês de agosto, Davi Alcolumbre, Presidente do Senado Federal, recuou em relação às leituras dos indicados do governo para cargos diplomáticos e para agências reguladoras. Para se ter uma ideia, o escolhido por Bolsonaro para ocupar o cargo de embaixador do Brasil nos EUA, aguarda desde março a sua sabatina do Senado. Quem tem adorado esse congelamento da agenda de sabatinas e votações são os Ministros Tarcísio de Freitas, da Infraestrutura, e Bento Albuquerque, de Minas e Energia, pois ambos tem tido o poder de escolher a bel prazer vários nomes interinos para ocupar as cadeiras de diretoria das agências reguladoras ligadas aos seus ministérios, sem terem que se preocupar com a temida influência do Centrão e dos ministros palacianos.

A coluna semanal VOZES DA ESPLANADA traz informações dos bastidores dos Poderes da República diretamente das nossas fontes na capital federal. A coluna é veiculada nas versões impressa e digital aos domingos, e pílulas dos bastidores em nos nossos canais digitais durante a semana.

Compartilhe  

Tags

últimas notícias