Diário de São Paulo
Siga-nos

VOZES DA ESPLANADA

ALÔ? ALÔ? MÃE ESTOU BEM

VOZES DA ESPLANADA
VOZES DA ESPLANADA

Redação Publicado em 19/07/2020, às 00h00 - Atualizado às 12h50


ALÔ? ALÔ? MÃE ESTOU BEM

Durante a última semana, no Senado, o assunto que mais rendeu foi a suspeita de que o celular do presidente da Casa, Senador Davi Alcolumbre, fora hackeado. Por dias, Davi e seus assessores mais próximos ficaram incomunicáveis. O Presidente da Câmara, Rodrigo Maia, não teve suas mensagens de Whatsapp respondidas por Davi durante dois dias. Maia sem saber o que de fato havia ocorrido, comentou com pessoas próximas que Alcolumbre estava estranho e achou que se tratava de um distanciamento político. Vale lembrar que ambos pleiteiam suas reeleições, mas só Davi conta com apoio do Planalto.

AH, OS BASTIDORES!

Como VOZES DA ESPLANADA disse na semana passada, os Ministros Gilmar Mendes e Dias Toffoli seguem um alinhamento pragmático com o Palácio de Planalto desde governos anteriores. Ambos perceberam o protagonismo político que podem alcançar. No entanto, bolsonaristas atacam Mendes e Toffoli nas redes como se fossem adversários mortais. Mal sabem eles que o próprio Bolsonaro enxerga os ministros como aliados úteis. Gilmar possui parentes e ex-assessores ocupando altos cargos na República. E Sérgio Moro, seu desafeto, saiu.

SEMANA DE VETOS

Ficou para a próxima semana a sessão do Congresso Nacional que analisará a manutenção ou derrubada de vetos do Presidente Jair Bolsonaro. O clima esquentou em Brasília com discussões de que o Palácio do Planalto não honrou compromissos assumidos durante a tramitação dos projetos e decidiu por vetar o que fora aprovado na Câmara e no Senado. Sendo assim, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, designou o Senador Rogério Carvalho (PT/SE) para coordenar a pauta de votação dos vetos. Segundo fontes, a ideia é derrubar todos os vetos, sobretudo, no Marco Regulatório do Saneamento Básico. Porém, acordos de última hora podem preservar algumas decisões de veto, sob um custo alto de negociações políticas.

ESTOU AQUI E ALI TAMBÉM

A pauta na Câmara dos Deputados e no Senado Federal vai ser dividida com os preparativos para as eleições municipais de 2020. Vai ser difícil conseguir quóruns qualificados para votações importantes que o Planalto tem projetado para o segundo semestre. Deputados e Senadores estarão percorrendo suas bases para alinhamento com prefeitos e vereadores, ou ainda como candidatos. As prometidas reformas certamente exigirão uma onipresença dos parlamentares.

BIG BORTHER BOLSONARO

Já transita com certo nível de certeza, a informação que o próximo ministro a deixar a Esplanada dos Ministérios, em Brasília, é Ricardo Salles, atualmente comandando a pasta de Meio Ambiente. O nome de Salles acabou ficando inviável no mundo político após afirmações na fatídica reunião ministerial do dia 22 de abril e também por posicionamentos que afastaram possíveis investidores no Brasil.

DISPUTA PELO PAREDÃO

Outro ministro que nessa semana teve seu nome cogitado a ir para o paredão foi Luís Eduardo Ramos, chefe da Secretaria de Governo e responsável pelas articulações com o Congresso Nacional. No entanto, nos últimos meses, muito em função das ameaças que o caso Queiroz pode trazer ao seu mandato de senador, Flávio Bolsonaro entrou em campo nas articulações com senadores e deputados e sua presença tem sido cada vez mais solicitada nas rodas políticas. Aliás, muito tem se ouvido que reunião que o filho mais velho do presidente não participa, é considerada inválida. Além disso, o recém Ministro das Comunicações, Fábio Faria, próximo a Rodrigo Maia, tem costurado outro nome para substituir Ramos e criar maior abertura para deputados do Centrão.

A coluna semanal VOZES DA ESPLANADA traz informações dos bastidores dos Poderes da República diretamente das nossas fontes na capital federal. A coluna é veiculada nas versões impressa e digital aos domingos, e pílulas dos bastidores em nos nossos canais digitais durante a semana.

Compartilhe  

Tags

últimas notícias