Diário de São Paulo
Siga-nos

VOZES DA ESPLANADA

A coluna semanal VOZES DA ESPLANADA traz informações dos bastidores dos Poderes da República diretamente das nossas fontes na capital federal. A coluna é

VOZES DA ESPLANADA
VOZES DA ESPLANADA

Redação Publicado em 14/06/2020, às 00h00 - Atualizado às 12h27


E AGORA?
Nos corredores do Congresso, tem aumentado consideravelmente as conversas sobre a eleição da mesa diretora das casas legislativas. Tanto Davi Alcolumbre quanto Rodrigo Maia pleiteiam a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição para permitir a reeleição na mesma legislatura. Mas, nos bastidores, tem-se que Alcolumbre conta com o apoio de Bolsonaro para a reeleição e que Maia está bastante desgastado com seus pares, caso ele próprio seja o candidato. No entanto, o Presidente da Câmara pode se tornar um grande influenciador do pleito.

PSDB VOANDO BAIXO
O estilo discreto do presidente do PSDB, o ex-deputado Bruno Araújo, vem se consolidando na posição do partido frente aos acontecimentos políticos. O partido não tem se posicionado em relação às disputas e pata quadas do governo Bolsonaro, esperando que a situação ficasse mais evidente a quais rumos se tomariam. Por último, surpreendeu ao se posicionar contra um eventual impeachment de Bolsonaro. Em plena quarentena, o PSDB parece estar chegando de férias na política.

BBB DOS MILITARES
A militarização de cargos no governo Bolsonaro trouxe holofotes para as gestões militares. Por ora, os militares estão alinhados com as posições do Executivo, mas já sentem os incômodos a determinadas medidas. Há quem aposte em algumas desistências nos próximos meses. Pode haver desistências importantes.

“MÁÔI! VENHA PRA CÁ!”
A indicação do deputado Fábio Faria para o Ministério das Comunicações é outro indicativo de como Bolsonaro vai levar os próximos dois anos e meio de governo em relação aos aliados. Vai tentar agradar o Centrão e grandes figuras da mídia para buscar estabilizar o seu apoio popular, que caiu bastante nos meses anteriores.

TARCÍSIO PRA PRESIDENTE?
O Ministro Tarcísio de Freitas, da Infraestrutura, entre algumas talagadas de um bom uísque tem revelado o desejo de ser candidato a Presidente da República ou, em último caso, a Governador do Distrito Federal. Com obras e inaugurações importantes, originadas ainda no Governo Temer, vem desempenhando bem a sua notoriedade no processo de desenvolvimento do país.

FAKE NEWS NO TSE
Com as recentes trocas de informações entre o relator da ação pela cassação da chapa Bolsonaro-Mourão no TSE e o Ministro Alexandre de Moraes, do STF, as preocupações sobre o futuro da ação começam a incomodar integrantes do Palácio do Planalto. Não atoa se decidiu pela transferência das redes sociais do governo para o novo Ministério das Comunicações. Um distanciamento do Planalto agora é visto como estrategicamente positivo.

A coluna semanal VOZES DA ESPLANADA traz informações dos bastidores dos Poderes da República diretamente das nossas fontes na capital federal. A coluna é veiculada nas versões impressa e digital aos domingos, e pílulas dos bastidores em nos nossos canais digitais durante a semana.

Compartilhe  

Tags

últimas notícias