Diário de São Paulo
Siga-nos

VOZES DA ESPLANADA – 01/11/2020

MAIA AINDA É O PLANO A A sucessão da Câmara dos Deputados nunca começou tão cedo como ocorreu em 2020. As eleições em fevereiro para Câmara e Senado passarão

VOZES DA ESPLANADA – 01/11/2020
VOZES DA ESPLANADA – 01/11/2020

Redação Publicado em 01/11/2020, às 00h00 - Atualizado às 09h58


MAIA AINDA É O PLANO A A sucessão da Câmara dos Deputados nunca começou tão cedo como ocorreu em 2020. As eleições em fevereiro para Câmara e Senado passarão necessariamente por uma discussão jurídica. E para salvar as planos de Alcolumbre na busca pela reeleição, a tese jurídica tem que alcançar também a possibilidade de reeleição de Maia, para desespero do Planalto.

FORA DOS PLANOS Ainda que Rodrigo Maia possa ser beneficiado pelos planos de Alcolumbre, fontes próximas ao Presidente da Câmara confirmam que Maia não quer continuar no comando da Casa. Sobram apelos familiares, em especial da esposa e do pai, para que Rodrigo não se candidate à reeleição.

PLANO B Como Rodrigo Maia não pode desistir antecipadamente da sua candidatura à reeleição para não enfraquecer seu grupo político, ele trabalha nos bastidores nomes que possam assumir esse papel quando for o momento. O favorito ao plano B continua sendo Baleia Rossi (MDB/SP).

CÉU NUBLADO Os últimos acontecimentos envolvendo os militares de alta patente no Governo Bolsonaro estão tornando mais delicadas as relações da ala militar com o Presidente Bolsonaro. As saídas traumáticas de nomes respeitados dos generais Santos Cruz, Santa Rosa e por último Rego Barros, somada à exposição indevida de Pazuello e também de Ramos na disputa com Ricardo Salles, faz com que críticas duras e sensíveis surjam nessa relação. Vale acompanhar os próximos capítulos.

CENTRÃO DE BOCA ABERTA Quem acompanha de perto essa tensão entre a ala militar e Bolsonaro, são os personagens do Centrão. Nunca na história desse país, o Centrão teve tanta facilidade de ocupar espaços importantes no poder. E com uma eventual ruptura da ala militar, sobraria a eles os principais cargos da República ainda não ocupados. Num jogo de War, poderia se dizer que o Centrão está montado um exército para tomar o Planalto.

A coluna semanal VOZES DA ESPLANADA traz informações dos bastidores dos Poderes da República diretamente das nossas fontes na capital federal. A coluna é veiculada nas versões impressa e digital aos domingos, e pílulas dos bastidores em nos nossos canais digitais durante a semana.

Compartilhe  

Tags

últimas notícias