Diário de São Paulo
Siga-nos

Voluntários constroem casas para famílias em situação de risco

"Nossa, parece uma mansão.” Essas foram as primeiras palavras de Marilza de Fátima Inácio de Paula ao receber sua casa nova, feita pelos voluntários do

Voluntários constroem casas para famílias em situação de risco
Voluntários constroem casas para famílias em situação de risco

Redação Publicado em 23/07/2018, às 00h00 - Atualizado às 15h22


O Projeto TETO já beneficiou 18 famílias que moram no bairro Ferradura Mirim, em Bauru

“Nossa, parece uma mansão.” Essas foram as primeiras palavras de Marilza de Fátima Inácio de Paula ao receber sua casa nova, feita pelos voluntários do Projeto TETO.

O projeto, que conta com a ajuda de voluntários, consiste em construir moradias para pessoas em situação de emergência. Em Bauru já são 18 famílias beneficiadas.

“A gente ajuda as famílias a construírem suas próprias casas”, conta um dos gestores do projeto, Christian Menin. Uma dessas famílias, a partir de agora, é a de Marilza. Ela vive no bairro Ferradura Mirim, na zona leste da cidade, com o neto Brian.

 “É a vontade de fazer, a solidariedade, a energia e estar aberto para uma experiência diferente. É querer construir junto com as famílias”, afirma Menin.

Projeto em Bauru garante casas construídas em seis dias a famílias em situação de risco

Projeto em Bauru garante casas construídas em seis dias a famílias em situação de risco

Para participar do TETO não é necessário ter experiência com construção. O importante é o engajamento da equipe de voluntários. Um serviço conjunto de mutirão com a família beneficiada.

Casas são construídas com a ajuda de voluntários (Bauru)  (Foto: Julia Martins / G1 )

Casas são construídas com a ajuda de voluntários (Bauru) (Foto: Julia Martins / G1 )

Para a engenheira civil, Mariana Elias que participa do projeto desde que estava na faculdade, é uma oportunidade para conhecer outras realidades. “O que mais me marcou foi poder entrar em uma realidade muito diferente, que, infelizmente, é muito segregada. Eu não sabia o que era morar num lugar sem água, sem luz, e sem estrutura”, conta a engenheira.

E foi com a ajuda da Mariana, do Guilherme, e de muitos outros, que Marilza conseguiu realizar um sonho: o de ter uma casa para morar.

“Isso aqui perto do que eu tinha antes é uma mansão. Eu não sei nem como agradecer. Deus agiu por meio desses meninos todos. Eles foram uma bênção na minha vida”, conta emocionada.

E, para ela, o Projeto TETO é mais do que um “trabalho de construir casas”. Para a dona Marilza, o TETO lhe deu um novo motivo para viver.

Compartilhe  

Tags

últimas notícias