O Brasil tem mais de 300 mil vidas perdidas para a Covid. No pior momento da pandemia, profissionais de saúde se desdobram em UTIs superlotadas. Em 24 horas, 3.600 óbitos são registrados. Organização Mundial da Saúde cobra o país e pede alinhamento entre poderes na condução da crise sanitária. Começam os “megaferiados” na cidade de São Paulo e no estado do Rio de Janeiro para conter o avanço da doença. Após o governo de São Paulo anunciar a Butanvac, ministro diz que Anvisa já recebeu pedido de testes de vacina financiada pelo governo federal.Montadoras paralisam produção de automóveis no Brasil. E por 3 a 2, STF declara que Moro foi parcial ao condenar Lula.

300 mil vidas perdidas

Mais de 300.000 vidas perdidas. Trezentas mil. Esse é o tamanho da tragédia brasileira em cerca de um ano de pandemia de Covid. O número foi atingido na quarta-feira (24).

Nas últimas 24 horas, o país registrou 3.600 mortes pela doença e voltou a quebrar a marca de seu pior dia da pandemia. Com isso, o Brasil soma agora 307.326 óbitos. A média móvel de mortes no país nos últimos 7 dias chegou a 2.400, voltando a bater recorde no índice. Em casos confirmados, 12.407.323 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus.

OMS

A Organização Mundial da Saúde cobrou que a condução da pandemia no Brasil esteja alinhada em todas as esferas de poder e alertou que as mortes pela Covid dobraram no último mês.

Caos nos hospitais

Em todo o Brasil, de acordo com dados de quinta (25), 6.370 pacientes com Covid estão à espera de um leito de UTI. O Jornal Nacional teve acesso com exclusividade ao levantamento do Conass, o Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde.

Com hospitais lotados em todo o país, no Distrito Federal, o colapso levou a uma imagem chocante: corpos de vítimas da doença foram deixados no chão e em corredores aguardando por remoção. Os registros foram feitos em unidades públicas de saúde. E em meio à crise sanitária, estados enfrentam falta de medicamentos. A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) vai ajudar o Brasil a comprar sedativos e outras drogas para intubar pacientes.

Ministério da Saúde

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga — Foto: CLÁUDIO MARQUES/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga — Foto: CLÁUDIO MARQUES/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

O presidente Jair Bolsonaro deu posse, na terça (23), ao médico Marcelo Queiroga como novo ministro da Saúde. A cerimônia foi discreta, no Palácio do Planalto, e não constava na agenda oficial. Uma edição extra do “Diário Oficial da União” publicou o decreto com a nomeação de Queiroga e a exoneração do antecessor, Eduardo Pazuello.

O presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Carlos Lula, divulgou uma carta saudando o novo ministro, e voltou a pedir que ações de combate ao coronavírus no Brasil tenham coordenação nacional. O documento também pede rapidez na vacinação da população.

Vacinação no Brasil

Entenda ponto a ponto da Butanvac

Entenda ponto a ponto da Butanvac

O Ministério da Saúde reduziu em quase 10 milhões o total de doses de vacinas contra Covid-19 previstas para abril, segundo o novo cronograma disponível na plataforma “Localiza SUS”. Em maio, o país também terá 690 mil doses a menos. Apesar da falta de vacinas, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, deu uma entrevista para falar sobre os planos que pretende implementar e prometeu vacinar 1 milhão de pessoas por dia. Ele, no entanto, não estabeleceu prazos.

Nesta semana, a Anvisa recebeu o pedido de uso emergencial da vacina da Johnson & Johnson e um novo pedido para uso da Sputnik V.

Vacinas brasileiras


O Instituto Butantan anunciou a criação da Butanvac, nova candidata a vacina contra a Covid-19, e informou ter protocolado na Agência Nacional de Vigilância Sanitária o pedido para iniciar os estudos clínicos. O instituto prevê começar os testes em abril e a fabricação em maio, se a Anvisa autorizar; promessa é de 40 milhões de doses prontas em julho.

Horas depois de o governo de São Paulo apresentar a Butanvac, o ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, disse que uma outra candidata a vacina apoiada pelo governo federal solicitou a autorização para testes em voluntários. Segundo o ministro, o imunizante ‘Versamune é desenvolvido em parceria com a USP de Ribeirão Preto.

Soro


Também nesta semana, a Anvisa autorizou a realização de testes em humanos do soro anticoronavírus que está sendo desenvolvido pelo Instituto Butantan desde o ano passado a partir do plasma de cavalos.

No mundo 💉

Biden dobra meta de vacinação contra Covid

Biden dobra meta de vacinação contra Covid

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, tinha a meta de aplicar 100 milhões de doses de vacina contra a Covid nos 100 primeiros dias de governo. Esse número foi alcançado em 58 dias. Agora, ele dobrou a meta para 200 milhões de doses até o fim de abril. Os EUA já estão aplicando em média 2,5 milhões doses por dia.

Ações pelo isolamento

Vídeo: Rio e Niterói fecharão escolas, bares e restaurantes durante 'superferiado'

Rio e Niterói fecharão escolas, bares e restaurantes durante ‘superferiado’

Começaram nesta sexta os “megaferiados” na cidade de São Paulo e no estado do Rio de Janeiro. Na capital paulista, o período de 26 de março a 4 de abril não terá dias úteis. Bancos não vão abrir, mas as datas de vencimento das contas continuam

No RJ, está proibido ficar na areia ou tomar banho de mar no período de 10 dias. Na capital fluminense, bares e restaurantes poderão funcionar somente para delivery, retirada em balcão (take-away) ou drive-thru; confira as medidas.

Na terça (23), o ministro Marco Aurélio Mello, do STF, rejeitou o pedido do presidente Jair Bolsonaro para derrubar os decretos dos governos do Distrito Federal, da Bahia e do Rio Grande do Sul que instituíram medidas restritivas para conter a pandemia de Covid.

Comitê nacional

Após um ano de pandemia, Bolsonaro anuncia criação de comitê de combate à Covid

Após um ano de pandemia, Bolsonaro anuncia criação de comitê de combate à Covid

Na quarta-feira (24),após reunião na residência oficial do Palácio da Alvorada com governadores, ministros e chefes de poderes, o presidente Jair Bolsonaro anunciou a criação de um comitê em parceria com o Congresso para definir medidas de combate à pandemia de Covid-19. Ainda de acordo com Bolsonaro, caberá ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), levar ao comitê as demandas dos governadores. Bolsonaro disse que discutiu no encontro o que ele chama de “tratamento precoce”. O método prevê a utilização de medicamentos defendidos por ele, mas que não têm eficácia contra a doença, de acordo com pesquisas científicas.

Ainda na quarta, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que os “remédios políticos” no Congresso contra a “espiral de erros” no combate à pandemia são “conhecidos”, “amargos” e alguns, “fatais”. Ele não mencionou eventual processo de impeachment do presidente. Na quinta, depois de se encontrar com Lira, Bolsonaro disse que “não tem problema nenhum” entre ele e o presidente da Câmara.

Ernesto Araújo


E depois da troca do ministro da Saúde, agora parlamentares aliados do governo fazem pressão pela saída do ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo. Em um momento em que o Brasil precisa urgentemente comprar vacinas, a atuação dele tem sido criticada publicamente, até pelos presidentes do Senado e da Câmara. Rodrigo Pacheco afirmou que a atuação do ministério está “muito aquém do desejado”. Segundo o blog da Andréia Sadi, interlocutores do presidente Jair Bolsonaro estão em busca de um nome para a vaga de Araújo.

O presidente do Senado também determinou a apuração de um gesto feito pelo assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência da República, Filipe Martins, durante sessão plenária da qual participava o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo. O gesto feito se parece com o associado a movimentos supremacistas brancos. Filipe Martins nega. Depois da ampla repercussão negativa, Bolsonaro disse a interlocutores que vai tirá-lo do Palácio do Planalto, de acordo com o blog do Gerson Camarotti.

Inquérito contra Pazuello

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, enviou à primeira instância o inquérito sobre suposta omissão do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello no enfrentamento da pandemia no Amazonas. As investigações terão continuidade na Procuradoria da República do Distrito Federal porque, ao ser exonerado do cargo, Pazuello perdeu o foro privilegiado.

Risco para a saúde

Bolsonaro com uma caixa de cloroquina, medicamento sem eficácia comprovada contra a Covid, em foto de setembro de 2020.. — Foto: REUTERS/Adriano Machado

Bolsonaro com uma caixa de cloroquina, medicamento sem eficácia comprovada contra a Covid, em foto de setembro de 2020.. — Foto: REUTERS/Adriano Machado

A Associação Médica Brasileira divulgou um boletim, na terça (23), condenando o uso de remédios sem eficácia contra a Covid-19, como hidroxicloroquina/cloroquina, invermectina, nitazoxanida e azitromicina. O posicionamento é oposto a um anterior, de julho do ano passado, quando a entidade defendeu a “autonomia do médico” ao receitar os medicamentos. Na semana passada, a associação divulgou uma outra carta pedindo vacinas, isolamento e o uso de máscaras para combater a pandemia.

Internado com Covid

VÍDEO: Paulo Gustavo está internado em um hospital no Rio

Paulo Gustavo está internado em um hospital no Rio

O marido do ator Paulo Gustavo, o médico Thales Bretas, afirmou, na quinta (25), que ele está respondendo bem ao tratamento contra a Covid-19. Na mensagem publicada em uma rede social, ele disse que o ator está apresentando uma melhora progressiva. Paulo Gustavo foi internado no último dia 13 de março em um hospital do Rio de Janeiro. Ele precisou ser intubado.

Gente que inspira

Projeto "Novo Sertão" permitiu que, durante a pandemia, jovens levassem instrumentos musicais para casa — Foto: Divulgação

Projeto “Novo Sertão” permitiu que, durante a pandemia, jovens levassem instrumentos musicais para casa — Foto: Divulgação

No Pantanal, com as escolas fechadas, voluntários vão, de barco, levar livros a crianças de comunidades ribeirinhas. Em Manaus, um professor trabalha como motorista de aplicativo para sustentar seu projeto de educação para jovens de baixa renda. E na capital paulista, uma ONG doa computadores e tablets para alunos de escolas públicas.

Pelo Brasil, pessoas estão fazendo a pandemia doer menos, levando esperança a quem enfrenta a fome, a falta de escolas, o desemprego e a Covid. Algumas repartem o pouco que têm. Outras criam grandes redes de solidariedade. Se inspire com histórias emocionantes.

Economia

O Congresso Nacional aprovou o projeto de lei do Orçamento da União para 2021. O texto segue para sanção presidencial e estabelece as receitas e despesas federais previstas para este ano. Entre outros pontos, o projeto orçamentário prevê corte de recursos do censo demográfico e estima rombo de R$ 251 bi para o setor público. Saúde terá R$ 125 bi, valor próximo ao pré-pandemia.

Por que está tão caro? 💰

Entenda as oscilações no preço do arroz

Entenda as oscilações no preço do arroz

Apesar de uma leve queda de 1,52% na inflação de fevereiro, comparado a janeiro deste ano, o preço do arroz continua pesando no bolso do consumidor, já que o produto teve alta de quase 70% nos últimos 12 meses, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O aumento do consumo, a alta do dólar e os custos nas lavouras foram os principais motivos para o grão ter ficado mais caro.

E não é só o arroz. Depois de disparar 103% em 2020 e ter sido o produto com maior alta de preço no ano passado, o óleo de soja está custando praticamente o dobro do que há um ano. A carne também continua mais cara em 2021.

Gasolina e diesel


A Petrobras anunciou uma redução nos preços da gasolina e do diesel. O preço médio de venda da gasolina passará a ser de R$ 2,59 por litro e o do diesel será de R$ 2,75. A redução no diesel vem após cinco altas consecutivas este ano. Já a gasolina subiu seis vezes antes de ter o preço reduzido na semana passada.

Fabricação paralisada

Fábrica Honda Itirapina (SP) — Foto: Gabrielle Chagas/G1

Fábrica Honda Itirapina (SP) — Foto: Gabrielle Chagas/G1

A Honda anunciou, na sexta-feira (26), a parada de produção no Brasil devido ao agravamento da pandemia. É a oitava montadora a suspender as atividades no país pelo mesmo motivo. Toyota, Nissan, Volkswagen, Mercedes Benz, Renault, Volvo e Scania já anunciaram a paralisação.

Lava Jato

Sergio Moro — Foto: REUTERS/Adriano Machado

Sergio Moro — Foto: REUTERS/Adriano Machado

Declarado parcial pelo Supremo Tribunal Federal, Sergio Moro disse estar “tranquilo” sobre os “acertos” das decisões judiciais que tomou na Operação Lava Jato. Na terça (23), por 3 votos a 2, a Segunda Turma do STF declarou em julgamento que o ex-juiz federal agiu com parcialidade ao condenar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no caso do triplex do Guarujá.

A condenação do ex-presidente já tinha sido anulada por outra decisão do ministro Edson Fachin, que tornou sem efeito as condenações de Lula pela Lava Jato. A maioria a favor da ação do ex-presidente foi formada com a mudança de voto da ministra Cármen Lúcia; entenda.

Armas nos EUA

Homem abre fogo em supermercado no Colorado e provoca mortes

Homem abre fogo em supermercado no Colorado e provoca mortes

Após o massacre que deixou dez mortos em um supermercado em Boulder, no estado do Colorado, na segunda (22), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, defendeu a proibição de fuzis de assalto e solicitou ao Congresso que aumente o controle da posse de armas. Foi o segundo ataque do gênero em menos de uma semana. As vítimas do assassino que abriu fogo no supermercado tinham entre 20 e 65 anos.

Tecnologia

Executivos de Twitter, Google e Facebook são questionados sobre responsabilidade em invasão ao Congresso dos EUA — Foto: Jose Luis Magana, LM Otero, Jens Meyer/AP Photo

Executivos de Twitter, Google e Facebook são questionados sobre responsabilidade em invasão ao Congresso dos EUA — Foto: Jose Luis Magana, LM Otero, Jens Meyer/AP Photo

Os presidentes-executivos de Facebook (Mark Zuckerberg), Twitter (Jack Dorsey) e Google (Sundar Pichai) foram convocados a um comitê da Câmara americana sobre iniciativas contra notícias falsas. Eles foram questionados sobre o papel de suas plataformas na invasão ao Congresso dos EUA, em 6 de janeiro, quando apoiadores do ex-presidente Donald Trump entraram no Capitólio e 5 pessoas morreram. O congressista democrata Mike Doyle, que presidiu a sessão, disse que as plataformas digitais são responsáveis pela difusão de desinformação e fomento de violência. Entenda.

‘BBB21’ 📺

Carla Diaz no 'Mais Você' — Foto: Reprodução/TV Globo

Carla Diaz no ‘Mais Você’ — Foto: Reprodução/TV Globo

“É triste homens terem atitudes e mulheres sendo julgadas”, declarou Carla Diaz ao comentar sua participação no “BBB21” em entrevista a Ana Maria Braga. A atriz foi eliminada com 44,9% dos votos em um paredão acirrado com Rodolffo (44,45%) e Fiuk (10,59%). No programa “Mais Você”, Carla viu diferentes momentos em que o professor de crossfit Arthur ficou fazendo intriga e falando pelas suas costas com vários participantes.

Espaço 🌌

Buraco negro supermassivo no centro da galáxia M87 — Foto: Reprodução/European Southern Observatory

Buraco negro supermassivo no centro da galáxia M87 — Foto: Reprodução/European Southern Observatory

Em 2019, o gigantesco buraco negro alojado no coração da galáxia Messier 87 (M87), localizada a 55 milhões de anos-luz de distância, apareceu para nós, sob o aspecto de um círculo escuro cercado por um anel flamejante. Agora, os astrônomos que o revelaram aos olhos do mundo conseguiram capturar a primeira imagem nítida do campo magnético perto de sua borda, um grande passo para melhor compreender esses misteriosos monstros cósmicos.

Também no espaço, o primeiro voo de um dispositivo motorizado em outro planeta está prestes a acontecer. A Nasa, agência espacial americana, divulgou o plano de voo do helicóptero Ingenuity em Marte. O momento histórico está marcado para 8 de abril.

Por IG