Diário de São Paulo
Siga-nos

Você consegue ver os 12 pontos desta imagem de uma vez só?

Em seguida, o desenvolvedor de jogos Will Kerslake compartilhou a mesma imagem no Twitter dizendo: "Há 12 pontos pretos nas intersecções desta imagem. Seu

Você consegue ver os 12 pontos desta imagem de uma vez só?
Você consegue ver os 12 pontos desta imagem de uma vez só?

Redação Publicado em 12/09/2016, às 00h00 - Atualizado às 17h17


Nas últimas horas, a imagem de um padrão de linhas com vários pontos de intersecção viralizou na internet. Tudo começou com uma postagem de Facebook na página do professor de psicologia Akiyoshi Kitaoka. “Ilusão de extinção de Ninio. Doze pontos pretos não podem ser vistos ao mesmo tempo”, escreveu.

Em seguida, o desenvolvedor de jogos Will Kerslake compartilhou a mesma imagem no Twitter dizendo: “Há 12 pontos pretos nas intersecções desta imagem. Seu cérebro não deixará você vê-los de uma vez.” Compartilhamos a ilusão de ótica nas páginas da GALILEU no Facebook e no Twitter e deixamos muitos leitores intrigados.

Alguns conseguiram ver todos os pontos de uma só vez, outros conseguiram apontá-los individualmente. Mas a pergunta que ficou foi: o que faz com que as pessoas tenham percepções tão diferentes e complexas em relação a esta imagem?

A imagem é uma ilusão de ótica e, como aponta o cientista Derek Arnold, da Universidade de Queensland, em entrevista ao The Verge, a percepção do sistema visual nem sempre corresponde com a realidade. Arnold explica que o ponto do centro sempre irá aparecer, enquanto os dos cantos tendem a aparecer e desaparecer. Isso acontece porque a visão periférica — que permite que você enxergue os pontos que estão à sua frente e ao seu redor — dos humanos não é lá muito boa.

Quando você tenta ler uma palavra que está na ponta da página sem mexer os olhos, por exemplo, elas parecerão embaçadas. Isso porque o cérebro tende a dar uma estimativa do que está acontecendo nesses cantinhos e criar uma imagem mental que corresponda a ela. O mesmo funciona para a foto que compartilhamos: ao fixar o olhar em um ponto no seu centro de visão, seu sistema preencherá os arredores com o que acha mais provável de ser o restante da imagem. Como a estampa do fundo é de linhas cinzas, possivelmente seu cérebro entenderá que o restante é feito da mesma coisa, esquecendo dos pontinhos pretos.

Compartilhe  

últimas notícias