Diário de São Paulo
Siga-nos

Viva Nossa Senhora Aparecida!

Por Rodrigo Sayeg

Viva Nossa Senhora Aparecida!
Viva Nossa Senhora Aparecida!

Redação Publicado em 12/10/2021, às 00h00 - Atualizado às 08h17


Por Rodrigo Sayeg

Viva Nossa Senhora Aparecida!

No Brasil, Nossa Senhora Aparecida é tão poderosa, que, por exemplo, minha família que é evangélica é devota dela.

Em minha casa que serve ao Senhor, dizemos que a Santa Mãe de Jesus é sagrada, muito especial e intercede por todos nós perante Jesus Cristo e o Criador.

Seu dia oficial de comemoração e devoção, instituído por Lei, é o dia 12 de outubro de todos os anos.

Aliás, já estamos em 12 de outubro e parece que, em 2021, o tempo passou voando, há quase 2 anos sob os efeitos da pandemia, sendo que agora estamos voltando aos poucos ao nosso antigo normal.

Com a chegada do feriado do dia 12 de outubro, o Dia de Nossa Senhora Aparecida, podemos aproveitar para passar a data com nossas famílias, descansar e abstrair um pouco do ritmo maluco causado pelas mudanças que vivemos com essa fase de transição ocasionada pela santa vacina, com a qual a vida de cada um de nós tenta voltar ao seu normal.

Porém, um fato pouco comentado, mas muito curioso, sobre o dia 12 de outubro, é que a imagem da Santa Padroeira do Brasil foi achada 5 dias depois, em 17 de outubro.

Então porque, conforme a Lei que criou o feriado, o dia 12 de outubro foi escolhido para culto público e oficial à Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil?

Alguns poderão falar que se trata de unir o dia das crianças com essa comemoração. E de fato seria uma ótima ideia, se Getúlio Vargas não tivesse alterado a data, em 1940, para 25 de março (Decreto-lei n.º 2.024, de 17 de fevereiro de 1940).

O dia 12 de outubro só voltou, em 1960, a ser o dia das crianças no Brasil quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a “Semana do Bebê Robusto”.

E, porque o dia 12 de outubro? Curiosamente, mas pouco comentado, 12 de outubro é a data de 1822, em que Dom Pedro I, com seus jovens 24 anos, é aclamado como o Primeiro Imperador do Brasil, soberano, e é formalizada a independência de nosso País.

Sendo que, em retrospectiva, naquele ano de 1822, no curso da famosa viagem do então Príncipe Regente à São Paulo, antes de proclamar a Independência do Brasil, Dom Pedro visitou a capela, onde hoje é a Cidade de Aparecida, na qual a Santa se encontrava e prometeu que, caso a situação política do país se resolvesse, ele exaltaria Nossa Senhora Aparecida como a Padroeira do Brasil.

Realmente, depois das orações de Dom Pedro dirigidas à Nossa Senhora Aparecida, ele foi tomado de tamanha força e autoridade que, em São Paulo, nas margens do Rio Ipiranga, aos 7 de setembro de 1822, proclamou a Independência do Brasil.

Ora, diante de tais fatos faz todo sentido que o dia 12 de outubro, data de nascimento do Império do Brasil pela formalização de nossa independência e aclamação de nosso primeiro Imperador, seja destinada à Nossa Senhora Aparecida, como padroeira e protetora de nossa Nação.

Portanto, o dia 12 de outubro escolhido como feriado, dedicado à padroeira e protetora do Brasil, representa a identidade nacional brasileira, abençoada por Deus.

O dia 12 de outubro nasceu para definir o que é ser brasileiro, povo de Deus. Aquela pessoa cheia de fé e compaixão, que nunca desiste; que encontra bom ânimo nos piores momentos; que tem a força e a coragem de enfrentar o que for, não importa o que a vida ou o mundo jogue contra ele; e, que, ao mesmo tempo, aceita, acolhe e ampara a todos, não importando sua raça, crença ou escolha.

Que esse dia seja sempre uma lembrança das melhores qualidades de ser brasileiro, especialmente, a de ser um povo abençoado por Nossa Senhora Aparecida.

Feliz 12 de outubro!

Compartilhe  

Tags

últimas notícias