Diário de São Paulo
Siga-nos

Viena lidera ranking de melhor qualidade de vida do mundo

G1

Viena lidera ranking de melhor qualidade de vida do mundo
Viena lidera ranking de melhor qualidade de vida do mundo

Redação Publicado em 14/03/2019, às 00h00 - Atualizado às 10h11


Capital austríaca recebe o título pela 10ª vez consecutiva. Cidades da Europa Ocidental tiveram melhor desempenho no levantamento, enquanto Caracas despenca na lista como a mais insegura das Américas.

G1

Viena foi nomeada neste ano mais uma vez a cidade com maior qualidade de vida do mundo, segundo pesquisa publicada nesta quarta-feira (13). É a décima vez consecutiva que a capital austríaca lidera o ranking elaborado pela consultoria Mercer.

Criada para auxiliar organizações internacionais a determinar níveis salariais para funcionários expatriados, a lista de 231 cidades é baseada em 39 critérios, como moradia, estabilidade política, crime, lazer, poluição do ar, infraestrutura, sistema de saúde, educação e economia.

Viena é uma das oito cidades europeias que aparecem no top 10 da lista. Em segundo lugar está Zurique, a maior cidade da Suíça, enquanto a terceira colocação foi dividida por Munique, na Alemanha, Vancouver, no Canadá, e Auckland, na Nova Zelândia.

A sexta e a sétima posições ficaram com a Alemanha: Düsseldorf e Frankfurt, respectivamente, seguidas por Copenhague, na Dinamarca, e Genebra e Basileia, na Suíça.

As cidades que ocuparam as cinco melhores posições no ranking são as mesmas da última edição. A única alteração foi Vancouver, que subiu da quinta para a terceira colocação.

Paris ficou em 39° lugar, embora o estudo, conduzido entre setembro e novembro de 2018, não tenha levado em consideração os protestos dos “coletes amarelos”, que durante vários sábados paralisaram regiões da cidade.

As cidades que ocuparam o outro extremo da tabela também se repetiram. A cidade com pior colocação foi a capital do Iraque, Bagdá, apesar dos avanços em saúde e segurança identificados pela consultoria. Bangui, capital da República Centro-Africana, ficou em penúltimo lugar, e Sanaa, capital do Iêmen, ficou uma posição acima.

Uma das grandes mudanças foi Caracas, já que a Venezuela sofre com hiperinflação, escassez de itens básicos e crise política. Segundo destacou a Mercer, Caracas “viu os padrões de vida caírem por significativa instabilidade política e econômica”.

A capital perdeu nove posições em qualidade de vida, ocupando o lugar 202, além de cair 48 posições, considerando apenas o critério segurança, e se tornar a cidade menos segura das Américas, na posição 222.

Na América do Sul, Montevidéu novamente liderou o ranking, na 78ª posição. Aparecem no top 5 da América do Sul, atrás da capital uruguaia: Buenos Aires (91), Santiago (93), Brasília (107) e Assunção (115). A qualidade de vida em cidades-chave da região se manteve similar, como nos casos de Buenos Aires, Santiago e Rio de Janeiro (118).

O Brexit não causou grandes alterações nas cidades britânicas. Londres permaneceu como a mais bem classificada geral, em 41° lugar, apesar de figurar no último posto no Reino Unido no ranking que considera o item segurança pessoal.

Dublin, classificada como mais segura do que qualquer cidade britânica, subiu uma posição e ficou em 33ª, logo acima de São Francisco, cidade americana com melhor colocação no ranking.

Segundo a consultoria, todas as cidades dos Estados Unidos incluídas na análise caíram no ranking neste ano, com exceção de Nova York, que subiu uma e chegou à 44 ª. O motivo é a queda na taxa de criminalidade na cidade.

Na Ásia, Singapura foi a cidade com melhor qualidade de vida, na 25ª posição, seguida pelas cidades japonesas Tóquio e Kobe. Hong Kong ficou em 71º, e Seul em 77º.

Compartilhe  

Tags

últimas notícias