Diário de São Paulo
Siga-nos

Veterinários listam as raças de cachorro com temperamento mais difícil

Quando um humano decide ter uma raça específica de cachorro, em geral é pelo temperamento que aquele animal terá, além do tamanho e necessidades. Alguns pets

Veterinários listam as raças de cachorro com temperamento mais difícil
Veterinários listam as raças de cachorro com temperamento mais difícil

Redação Publicado em 09/02/2020, às 00h00 - Atualizado às 22h55


Apesar de não ser regra para todos os exemplares da raça, origem e temperamento podem tornar o cachorro bem difícil de lidar

Quando um humano decide ter uma raça específica de cachorro, em geral é pelo temperamento que aquele animal terá, além do tamanho e necessidades. Alguns pets podem ser mais agressivos, outros mais elétricos, tudo isso por causa da finalidade para qual aquela raça foi desenvolvida: guarda, pastoreio, controle de pragas, companhia, entre outras.

Por isso, dependendo do tutor, certas raças devem ser evitadas ou tratadas com atenção especial, explica a veterinária Juliana Pajosse. Mesmo assim, não se deve generalizar. “Não é porque uma raça tem fama de ser ‘difícil’ que todos os indivíduos serão”, conta.

shiba inu

shutterstock O Shiba Inu pode ser um animal temperamental

Já Jorge Morais, veterinário e fundador da rede Animal Place, recomenda que pessoas idosas ou que não têm muito tempo disponível não optem por cães muito ativos. “Animais de grande porte exigem espaço e passeios frequentes – o dono deve avaliar seu espaço e sua disponibilidade de tempo antes de decidir por uma raça.”

Os veterinários fizeram uma lista de algumas raças de cães geniosos que o dono precisa conhecer o temperamento do animal antes de adquirir. São elas:

  • Beagle: costumam ser muito teimosos e geniosos;
  • Yorkshire: elétricos e muito ativos;
  • Akita, chow chow e shiba: bastante reservados e que precisam de uma atenção especial, pois são territorialistas.
  • Rottweiler: são cães de guarda. Ele tem um temperamento de defesa de território que é exacerbado pela própria seleção da raça;
  • Pit bull: a maioria deles, ao contrário do que se imagina, tem um comportamento dócil. Porém, são cães facilmente estimulados e animais muito fortes, que têm uma potencialidade de pressão de mordedura maior do que muitas outras raças.

Jorge ainda cita algumas raças, como o mastim napolitano, que foram criadas para rinhas – nos primórdios, esses cães eram usados até para lutas com leões – então podem ser de temperamento mais violento por natureza.

“Para quem quer um cão de companhia eu indicaria golden retriver, labrador, ou de pequeno porte: yorkshire, maltês, shih tzu e até o lhasa apso”, conta. Alguns podem ser mais temperamentais, porém, em geral, eles demonstram um grande vínculo com o dono. “E também existem maneiras de controlar a agressividade (adestramento, florais, etc)”, finaliza o veterinário.

IG

Compartilhe  

últimas notícias