Diário de São Paulo
Siga-nos

Verstappen segura Hamilton, vence GP dos EUA e amplia liderança na F1

Em clima de faroeste americano, Lewis Hamilton e Max Verstappen batalharam do início ao fim do GP dos Estados Unidos neste domingo, mas foi o holandês quem

Verstappen segura Hamilton, vence GP dos EUA e amplia liderança na F1
Verstappen segura Hamilton, vence GP dos EUA e amplia liderança na F1

Redação Publicado em 24/10/2021, às 00h00 - Atualizado às 19h43


Piloto da Mercedes chegou a ultrapassar rival na largada, mas depois de cair para segundo por estratégia da RBR, não se aproximou de Verstappen a tempo de superá-lo novamente; Pérez completa pódio

Em clima de faroeste americano, Lewis Hamilton e Max Verstappen batalharam do início ao fim do GP dos Estados Unidos neste domingo, mas foi o holandês quem levou a melhor no Circuito das Américas e conquistou a vitória na prova, sua oitava na Fórmula 1 em 2021.

A dupla se revezou na liderança, com direito a uma largada de tirar o fôlego na qual o britânico da Mercedes levou a melhor. Porém, a RBR superou a Mercedes na estratégia, colocando ainda Sergio Pérez no terceiro lugar da corrida texana.

Max Verstappen comemora oitava vitória na F1 em 2021, no GP dos EUA — Foto: Clive Mason - Formula 1/Formula 1 via Getty Images

Max Verstappen comemora oitava vitória na F1 em 2021, no GP dos EUA — Foto: Clive Mason – Formula 1/Formula 1 via Getty Images

A Mercedes e a RBR jogaram com duas paradas na prova; no entanto, a equipe austríaca mandou seus pilotos para os boxes na frente e garantiu a vantagem com o undercut. No último pit stop de Hamilton, a heptacampeã de construtores manteve os pneus duros; apesar de ter conseguido reduzir em 20 voltas a desvantagem de quase 9s, Hamilton não chegou a tempo de passar Verstappen.

O britânico do carro 44 ainda sofreu com a ausência de seu companheiro Valtteri Bottas, que punido com cinco posições por trocar um dos componentes do motor, se perdeu no pelotão intermediário. Do outro lado, a RBR pôde contar não apenas com Verstappen mas com Sergio Pérez, seu segundo piloto.

Max Verstappen e Sergio Pérez comemoram resultado no GP dos EUA da F1 — Foto:  Chris Graythen/Getty Images

Max Verstappen e Sergio Pérez comemoram resultado no GP dos EUA da F1 — Foto: Chris Graythen/Getty Images

Além da disputa entre os líderes do campeonato, a corrida teve também a briga entre McLaren e Ferrari, que rivalizam pelo posto de terceira força do campeonato da Fórmula 1 em 2021. O certame teve direito a “sanduíche” na largada e toque nas últimas voltas, mas foi a escuderia italiana quem se saiu vencedora, colocando Charles Leclerc na quarta colocação, à frente de Daniel Ricciardo.

Max Verstappen venceu GP dos EUA da F1, no Circuito das Américas — Foto:  Clive Mason - Formula 1/Formula 1 via Getty Images

Max Verstappen venceu GP dos EUA da F1, no Circuito das Américas — Foto: Clive Mason – Formula 1/Formula 1 via Getty Images

A vitória de Verstappen dobrou sua vantagem na liderança do campeonato de pilotos sobre Hamilton de seis para 12. O heptacampeão leva para casa, além dos 18 pontos do segundo lugar, o ponto extra da volta mais rápida. A Mercedes permanece na ponta do Mundial de Equipes com 460.5 tentos contra 437.5 da RBR.

A 18ª etapa da temporada da Fórmula 1 será o GP do México, no Autódromo Hermanos Rodríguez, em 7 de novembro. Restam cinco corridas para o fim do campeonato, em 12 de dezembro.

Resultado da prova

Resultado do GP dos EUA da F1 2021 — Foto: F1

Resultado do GP dos EUA da F1 2021 — Foto: F1

Os três primeiros

VERSTAPPEN: “Fomos agressivos e não tinha a certeza de que ia funcionar, mas as últimas voltas foram divertidas. Estou super feliz, é claro, por ter dado conta”.

HAMILTON: ““Em primeiro lugar, parabéns ao Max, ele fez um ótimo trabalho hoje. Foi uma corrida muito difícil. Tive um bom começo e dei absolutamente tudo de mim, mas no final do dia eles apenas tiveram a vantagem neste fim de semana”.

PÉREZ: “Fiquei sem água no carro! Não conseguia beber nada, ficou muito difícil! Estava perdendo forças no final”.

A largada

Max Verstappen, na pole, espremeu Lewis Hamilton e forçou o rival para a saída do pit lane. Saindo da reta por dentro, o piloto da Mercedes contornou a curva 1 com uma ligeira vantagem sobre o holandês e “devolveu”, deixando o líder do campeonato sem espaço e assumindo a liderança. Max quase caiu para a quarta colocação, mas Sergio Pérez, em terceiro, não conseguiu passar o colega.

Largada do GP dos EUA da F1, com Lewis Hamilton assumindo a liderança — Foto:  Clive Mason - Formula 1/Formula 1 via Getty Images

Largada do GP dos EUA da F1, com Lewis Hamilton assumindo a liderança — Foto: Clive Mason – Formula 1/Formula 1 via Getty Images

Também teve disputa entre a Ferrari e McLaren; Daniel Ricciardo e Lando Norris se entrepuseram a Carlos Sainz, que chegou a sair da pista; o espanhol cedeu a quinta colocação para o rival, enquanto Charles Leclerc permaneceu em quarto.

No fundo do grid, Lance Stroll e Nicholas Latifi se tocaram, e Esteban Ocon danificou a asa dianteira em um lance com uma das Alfa Romeos, visitando os boxes para reparos.

Melhores momentos

1. Apesar de assumir a liderança, Hamilton viu Verstappen bem de perto em seu retrovisor nas primeiras voltas da corrida, com a diferença entre a dupla a menos de 1s. Porém, mesmo com a asa móvel na volta 3, o holandês não conseguiu passar o heptacampeão da Mercedes.

2. Verstappen visitou os boxes na décima volta, retornando para a pista com pneus duros na quinta colocação. Dois giros depois, o holandês ganhou uma posição com a parada de Ricciardo, que vinha em quarto. Na volta 13, foi a vez de Pérez, impulsionando Max novamente à vice-liderança da prova.

3. Com vantagem de 14s sobre Verstappen, Hamilton fez o primeiro pit stop da disputa, também trocando os compostos médios pelos duros. Porém, voltou para a pista em segundo lugar atrás de Verstappen.

4. Enquanto Verstappen já abria 6s de vantagem sobre Hamilton na ponta na 16ª volta, o fundo do grid teve um duelo de três títulos mundiais em jogo; brigando pela 12ª colocação com Kimi Raikkonen, Fernando Alonso empurrou o finlandês para fora da pista, mas foi o piloto da Alfa Romeo quem tomou a frente.

O lance chegou a ser investigado pela direção de prova mas nenhuma sanção foi imposta. Logo depois, no entanto, o espanhol protagonizou outra manobra semelhante com Antonio Giovinazzi, que estava em 11º e perdeu a colocação.

5. Alonso repetiu o mesmo lance com Giovinazzi, depois de devolver o 11º lugar para o rival: ele espalhou o carro sobre o italiano, que retribuiu e empurrou o bicampeão de volta, quase tocando em seu pneu traseiro direito. Apesar dos protestos de Giovinazzi, a Alfa Romeo determinou que o piloto cedesse a posição ao espanhol.

6. Verstappen parou pela segunda vez na volta 30, adotando pneus duros mais novos. O holandês retornou para a pista em terceiro lugar atrás de Pérez, que logo cedeu a vice-liderança para o colega da RBR e também fez mais um pit stop no giro seguinte.

7. A menos de 20 voltas para o fim da prova, Hamilton parou pela segunda vez e adotou pneus duros novos. O britânico voltou para a disputa em segundo lugar, cedendo a liderança para Verstappen.

8. Na briga pelo quinto lugar, Ricciardo e Sainz quase se tocaram.

9. A aposta da Mercedes por uma aproximação de Hamilton e Verstappen no fim da disputa começou a se desenhar nos dez giros restantes; a diferença, que chegou a quase 9s, foi reduzida volta a volta pelo britânico.

10. Kimi Raikkonen rodou na curva 6 e acabou saindo da pista, parando na brita. Porém, conseguiu retornar para a disputa, embora tenha caído do décimo para o 12º lugar.

11. Na última volta, Hamilton conseguiu reduzir a diferença para Verstappen em menos de 1s e abriu a asa móvel, igualando o rival. Porém, o impulso extra não foi suficiente ele não teve tempo de tentar a ultrapassagem.

.
.
.
Globo Esporte
Compartilhe  

últimas notícias