Diário de São Paulo
Siga-nos

Verstappen revela que chefe da Mercedes o parabenizou por título da F1

Embora a Mercedes esteja pronta a recorrer da rejeição aos protestos que elencou na vitória de Max Verstappen no GP de Abu Dhabim que rendeu ao holandês seu

Verstappen revela que chefe da Mercedes o parabenizou por título da F1
Verstappen revela que chefe da Mercedes o parabenizou por título da F1

Redação Publicado em 14/12/2021, às 00h00 - Atualizado às 11h21


Mais novo campeão da F1, holandês brincou ao falar que se arrepende de exagero em festa de comemoração do título, o primeiro de sua carreira

Embora a Mercedes esteja pronta a recorrer da rejeição aos protestos que elencou na vitória de Max Verstappen no GP de Abu Dhabim que rendeu ao holandês seu primeiro título mundial, o chefe da equipe alemã Toto Wolff reservou algum tempo e parabenizou o piloto da RBR.

– Toto me enviou um texto dizendo parabéns pela temporada, e que mereci vencer. Foi muito gentil da parte dele, é claro. As emoções estavam muito altas até a última volta para ambas as equipes – revelou Verstappen.

Max Verstappen comemora vitória no GP de Abu Dhabi e primeiro título na F1 em 2021 — Foto: Mario Renzi - Formula 1/Formula 1 via Getty Images

Max Verstappen comemora vitória no GP de Abu Dhabi e primeiro título na F1 em 2021 — Foto: Mario Renzi – Formula 1/Formula 1 via Getty Images

O carro de segurança foi acionado na 54ª volta de um total de 58 pela batida de Nicholas Latifi, que disputava uma posição com Mick Schumacher. Apesar das barreiras de segurança terem sido danificadas, a direção de prova sinalizou as bandeiras amarelas.

A primeira solicitação da Mercedes, rejeitada pela Federação Internacional do Automobilismo (FIA), se apoia no Artigo 48.8, que proíbe os pilotos de ultrapassar sob bandeira amarela.

Luciano Burti e Rafael Lopes analisam resultados do GP de Abu Dhabi e da temporada da F1

A manobra em questão refere-se aos momentos em que Verstappen colocou o carro na frente do então líder Lewis Hamilton, aguardando a saída do safety car na pista.

O segundo protesto trata do momento em que só cinco retardatários (Lando Norris, Fernando Alonso, Esteban Ocon, Charles Leclerc e Sebastian Vettel) receberam autorização para passar os líderes, quando o regulamento indica que todos devem fazê-lo após a autorização do diretor de prova.

Apesar de ter seus protestos negados, a Mercedes ainda tem o direito de recorrer da decisão, o que garantiu que fará em relação ao resultado final do campeonato.

Safety car conduz pelotão nas últimas voltas do GP de Abu Dhabi da F1 — Foto: XPB Images

Safety car conduz pelotão nas últimas voltas do GP de Abu Dhabi da F1 — Foto: XPB ImagesSafety car conduz pelotão nas últimas voltas do GP de Abu Dhabi da F1 — Foto: XPB Images

Com a conquista, Verstappen se tornou o primeiro holandês campeão da história da F1 e o quarto mais jovem a faturar o título. E o piloto sugeriu não ter economizado na comemoração de seu campeonato mundial.

– Todas as emoções vieram à tona, então foi muito divertido. Claro que quando acordei não foi tão legal, talvez eu tenha me arrependido de toda aquela bebida – brincou Verstappen.

Verstappen recuperou a liderança do campeonato de pilotos em outubro. Apesar de Hamilton ensaiar uma recuperação final, o holandês da RBR venceu dez vezes no ano, totalizado em sua carreira 20 vitórias, 60 pódios e 13 poles.

.

.

.

Globo Esporte

Compartilhe  

últimas notícias