Diário de São Paulo
Siga-nos

Verstappen lutou com desgaste de pneus para bater Hamilton nos EUA

Max Verstappen conquistou neste domingo sua oitava vitória na Fórmula 1 em 2021, superando Lewis Hamilton no GP dos Estados Unidos. Porém, o triunfo esteve

Verstappen lutou com desgaste de pneus para bater Hamilton nos EUA
Verstappen lutou com desgaste de pneus para bater Hamilton nos EUA

Redação Publicado em 24/10/2021, às 00h00 - Atualizado às 20h13


Holandês também foi pego de surpresa ao perder liderança da prova na largada para Hamilton; chefe da RBR, Horner temeu que degradação dos pneus acabasse favorecendo rival

Max Verstappen conquistou neste domingo sua oitava vitória na Fórmula 1 em 2021, superando Lewis Hamilton no GP dos Estados Unidos. Porém, o triunfo esteve longe de ser fácil; o holandês perdeu a pole position para o rival na largada e além da pressão do britânico, teve que lidar com o desgaste dos pneus – problema que deu menor dor de cabeça para a Mercedes na prova.

– Perdemos no início, por isso tivemos que tentar outra coisa. O desgaste dos pneus também foi muito elevado nessa pista, por isso fomos agressivos. Não tinha certeza se ia funcionar, mas as últimas voltas foram divertidas. Saí um pouco de lado nas curvas de alta velocidade, mas estou feliz por ter dado conta – comentou Verstappen.

Max Verstappen superou Lewis Hamilton e venceu GP dos EUA da F1 — Foto: Alex Bierens de Haan - Formula 1/Formula 1 via Getty Images

Max Verstappen superou Lewis Hamilton e venceu GP dos EUA da F1 — Foto: Alex Bierens de Haan – Formula 1/Formula 1 via Getty Images

O holandês, que largou com pneus médios, fez dois pit stops na prova para adotar pneus duros. Na metade final da corrida, ainda precisou conter o avanço de um Hamilton com pneus oito voltas mais novos e que chegou a descontar, em uma só volta, quase 2s dele.

A degradação dos pneus preocupou o chefe da RBR, Christian Horner, embora a equipe tenha tido a vantagem de cercar o rival com Sergio Pérez, companheiro de Verstappen, e tenha sido bem sucedida com o undercut sobre o britânico.

– Lewis tinha pneus mais novos de oito voltas, e nós estávamos quase perdendo o nosso, pensávamos que nem sobraria muito no final. Lewis é muito forte no final de uma corrida e ganhou vantagem, mas perder nas últimas voltas teria sido muito doloroso. O que fez a diferença foi a maneira como ele (Verstappen) gerenciou os pneus no último stint para ter certeza de que tinha o suficiente para as últimas cinco ou seis voltas.

RBR antecipou pit stops de Max Verstappen aos de Lewis Hamilton no GP dos EUA — Foto: Mark Thompson/Getty Images

RBR antecipou pit stops de Max Verstappen aos de Lewis Hamilton no GP dos EUA — Foto: Mark Thompson/Getty Images

Não foi só com o desempenho de Verstappen que a RBR garantiu mais uma vitória; o time também se antecipou à rival Mercedes nas estratégias ao parar o holandês na frente de Hamiltlon, o que Horner revelou que também foi motivado pelo problema com o desgaste dos pneus:

– Estávamos convencidos de que eles também viram a desvantagem no segundo stint, e sabíamos que eles lidavam melhor com a degradação dos pneus. Mas nós estávamos ficando seus pneus. Tínhamos uma margem de 3s com o undercut e não queríamos desistir dessa posição na pista. Mas abdicamos dela, o que significava que as últimas cinco ou dez voltas seriam cruciais.

A vitória de Verstappen dobrou sua vantagem na liderança do campeonato de pilotos sobre Hamilton de seis para 12. O heptacampeão leva para casa, além dos 18 pontos do segundo lugar, o ponto extra da volta mais rápida. A Mercedes permanece na ponta do Mundial de Equipes com 460.5 tentos contra 437.5 da RBR.

.

.

.

Globo Esporte

Compartilhe  

últimas notícias