Diário de São Paulo
Siga-nos

Verstappen lembra primeira vitória na F1 há 5 anos, no GP da Espanha

- Guardarei sempre memórias especiais do Barcelona. Sua primeira vitória na F1 sempre é muito emocionante, especialmente quando é uma surpresa para todos. Não

F1
F1

Redação Publicado em 06/05/2021, às 00h00 - Atualizado às 10h17


Edição 2021 da etapa será neste fim de semana, em Barcelona; vice-líder do campeonato, holandês revelou emoção após primeiro triunfo em estreia pela RBR: “Tinha lágrimas nos olhos”

O ano era 2016; últimos capítulos da rivalidade entre Lewis Hamilton e Nico Rosberg, da Mercedes. Porém, Max Verstappen surgiria no GP da Espanha daquele ano para interferir na sequência de vitórias da dupla, conquistando o primeiro de seus 11 triunfos na Fórmula 1. Às vésperas da etapa em Barcelona em 2021, o holandês lembrou da emoção de sua primeira conquista, que completará cinco anos no próximo dia 15, e se mostrou positivo para a prova, neste fim de semana.

– Guardarei sempre memórias especiais do Barcelona. Sua primeira vitória na F1 sempre é muito emocionante, especialmente quando é uma surpresa para todos. Não fico emocionado com tanta frequência, mas naquele dia eu tinha lágrimas nos olhos, assim como meu pai – recordou o piloto.

Na ocasião, o holandês fazia sua estreia pela RBR, substituindo Daniil Kvyat. Rosberg havia engatado em quatro vitórias consecutivas na campanha que levou ao seu primeiro e único título na F1. Lewis Hamilton respondeu com a pole position em Barcelona – com Verstappen classificado em quarto lugar.

No entanto, o que parecia ser a primeira conquista do britânico em 2016 não correspondeu ao esperado quando a dupla da Mercedes se encontrou na pista no início da corrida, tirando ambos da prova. Sem a concorrência, Verstappen pulou para a segunda colocação, atrás de Daniel Ricciardo, mas conseguiu superar o companheiro de equipe e vencer.

Max Verstappen após vencer primeira corrida da carreira na F1, no GP da Espanha de 2016 — Foto: Mark Thompson/Getty Images

Max Verstappen após vencer primeira corrida da carreira na F1, no GP da Espanha de 2016 — Foto: Mark Thompson/Getty Images

O holandês fez uma trajetória veloz das categorias de base até chegar na F1 aos 17 anos, em 2015, tornando-se o mais jovem a disputar um grande prêmio, pela STR (hoje AlphaTauri). Para ele, a conquista foi uma confirmação de seu empenho para chegar na categoria e realizar um sonho:

– Tudo, do início da jornada até a Fórmula 1, passa pela sua cabeça. Nada disso foi fácil. As pessoas pensam que vencer é fácil, mas você tem que trabalhar duro para isso. Como todos os jovens pilotos, passei muito tempo fora de casa. Meu pai me ajudou muito e me preparou bem, mas não há garantia de que você chegará à Fórmula 1. Como família, esse sempre foi o objetivo. Foi um dia incrível. Eu nunca vou esquecer aquele dia.

Max Verstappen ficou em segundo lugar no GP da Espanha de 2020 — Foto: Mark Thompson/Getty Images

Max Verstappen ficou em segundo lugar no GP da Espanha de 2020 — Foto: Mark Thompson/Getty Images

Em 2021, o holandês compartilha o protagonismo no campeonato com Hamilton, que soma duas vitórias contra uma dele, em Imola, e é o segundo maior vencedor de Barcelona, com cinco triunfos – atrás apenas de Michael Schumacher, que soma seis.

Depois de enfrentar condições adversas em Portugal no último domingo, Verstappen crê que a familiaridade de Barcelona pode ajudá-lo a empatar em vitórias com o heptacampeão e fortalecer a RBR na disputa ao longo do ano.

– Pode ser bom para nós. Mas também espero que a Mercedes seja muito rápida. Voltaremos a andar próximos e só depende de quem encontrar os melhores ajustes. Barcelona é um circuito que conhecemos muito bem. Estamos em uma corrida de desenvolvimento com a Mercedes e precisamos garantir que manteremos esse nível pelo resto da temporada. Mesmo se vencermos, há muitas coisas que podemos aprender.

Max Verstappen ocupa a vice-liderança do Mundial de Pilotos com 61 pontos, oito a menos que Hamilton, líder. No campeonato de construtores a situação se repete, com a Mercedes à frente da RBR.

Arte de horários do GP da Espanha — Foto: Infoesporte

Arte de horários do GP da Espanha — Foto: Infoesporte

.

.

.

Fonte: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias