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Versão moderna da Romi-Isetta é homologada na Europa

Alguns clássicos ficam parados no tempo, outros são tão carismáticos que acabam sendo reinventados. É o caso da Romi-Isetta, que está renascendo em uma versão

Versão moderna da Romi-Isetta é homologada na Europa
Versão moderna da Romi-Isetta é homologada na Europa

Redação Publicado em 23/07/2018, às 00h00 - Atualizado às 15h51


Carro para duas pessoas com porta frontal agora tem motor elétrico e é chamado de Microlino.

Alguns clássicos ficam parados no tempo, outros são tão carismáticos que acabam sendo reinventados. É o caso da Romi-Isetta, que está renascendo em uma versão elétrica na Europa.

O novo modelo chamado de Microlino recebeu em julho a homologação na Europa, ou seja, cumpriu todas os requisitos de segurança para ser vendido no continente.

Acima, a Romi-Isetta feita no Brasil. Abaixo, a nova versão que será lançada na Europa (Foto:  Lucas Furlan Ribeiro/Fundação Romi/Divulgação)

Acima, a Romi-Isetta feita no Brasil. Abaixo, a nova versão que será lançada na Europa (Foto: Lucas Furlan Ribeiro/Fundação Romi/Divulgação)

A fabricante espera ter as primeiras unidades em setembro para testes com usuários, antes de começar a produção do modelo final em dezembro.

As entregas começarão na Suíça e devem se expandir para outros países europeus no próximo ano.

Mas se levar em consideração o preço, o Microlino não tem nada de “popular”. Os valores começam em 12 mil euros (cerca de R$ 54 mil).

Versão elétrica da Romi-Isetta deve ter produção ainda neste ano (Foto: Divulgação/Micro)

Versão elétrica da Romi-Isetta deve ter produção ainda neste ano (Foto: Divulgação/Micro)

Com mais de 500 kg, o carrinho será um pouco mais pesado que a Romi-Isetta feita no Brasil, que tinha 350 kg.

A versão moderna também é um pouco maior, com 2,43 metros de comprimento, contra 2,28 m do ícone dos anos 1960. O porta-malas agora leva até 300 litros.

No lugar do motor a combustão entra uma bateria que é capaz de movimentar o Microlino por até 126 km com uma carga na versão mais básica e 202 km na maior.

Segundo a fabricante, o Microlino acelera de 0 a 100 km/h em 5 segundos e pode atingir até 90 km/h.

A história

romi-isetta (Foto: Lucas Furlan Ribeiro/Fundação Romi)

romi-isetta (Foto: Lucas Furlan Ribeiro/Fundação Romi)

A Romi-Isetta era para apenas dois ocupantes e tinha como objetivo atender às necessidades da população europeia, que buscava se reerguer após a Segunda Guerra Mundial.

Pequeno e com um motor que fazia até 25 km/l de combustível, ele era tudo o que italianos, franceses, espanhóis e alemães podiam comprar além das bicicletas e das motonetas.

Entre os anos de 1956 e 1961, foram fabricadas cerca de 3 mil unidades do carrinho em um galpão de 25 mil m² das Indústrias Romi, em São Paulo.

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