Diário de São Paulo
Siga-nos

Versão de PM que matou homem com tiro pelas costas diverge de vídeo

A Polícia Civil informou que o policial militar de 45 anos que atirou pelas costas e matou o suspeito de roubar uma moto em uma abordagem policial teve a

Versão de PM que matou homem com tiro pelas costas diverge de vídeo
Versão de PM que matou homem com tiro pelas costas diverge de vídeo

Redação Publicado em 26/07/2020, às 00h00 - Atualizado às 21h08


Boletim de ocorrência diz que policial teve intenção de matar.

A Polícia Civil informou que o policial militar de 45 anos que atirou pelas costas e matou o suspeito de roubar uma moto em uma abordagem policial teve a intenção de matar. A polícia disse ainda que a versão do policial diverge das imagens das câmeras de segurança. A Ouvidoria irá instaurar um procedimento para acompanhar as investigações dos órgãos competentes.

A ação aconteceu na madrugada deste sábado (25) na Avenida Nordestina, na Zona Leste de São Paulo. Uma motocicleta Kawasaki que havia sido roubada foi vista próxima à 2ª CIA do 29º BPM. O policial tentou abordar o homem que conduzia a moto, e fez disparos. O suspeito de roubo chegou a ser socorrido para o Hospital Tide Setúbal, mas morreu. O policial foi preso em flagrante.

Segundo as informações do Boletim de Ocorrência, o policial disse que o suspeito tentou “jogar a motocicleta” em direção a ele e também fez um movimento que pudesse aparentar o uso de arma de fogo. O policial afirmou que primeiro fez disparos em direção a motocicleta, com a intenção de pará-la, e que, ao se aproximar do homem, “ouviu um estampido aparentando tratar-se de disparo de arma de fogo, motivo pelo qual, visando resguardar sua integridade física, efetuou um disparo contra o indivíduo, que caiu ao chão”.

O suspeito morto tem 23 anos e apresenta antecedentes criminais pelos crimes de furto e porte de arma de fogo. No entanto, neste sábado, após ser ferido, a polícia não encontrou nenhuma arma em seu poder. Segundo o BO, ele foi atingido por dois tiros, um na região peitoral direita e um na lateral da dorsal esquerda. A moto também tinha perfurações.

De acordo com o BO assinado pelo delegado Ivan Moyses Elian, do Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), as imagens demonstraram “dinâmica diversa daquela inicialmente narrada”. O texto afirma que o homem não demonstrou perigo iminente à segurança do policial, e ainda assim, foi alvejado.

A Polícia Civil analisa ainda, de maneira preliminar, que neste caso não foi verificada a existência de excludente de ilicitude (norma que elimina a punição em casos específicos) e que houve “animus necandi” por parte do policial, ou seja, intenção de matar.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), o homem conduzia uma motocicleta que havia sido roubada horas antes e foi reconhecido pelo dono da moto como autor do roubo.

Em nota, a SSP afirma que o caso foi registrado no Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), que prosseguirá com as investigações. “A Polícia Militar instaurou Inquérito Policial Militar (IPM) e trabalha no esclarecimento dos fatos”, afirma ainda a nota.

Para o ouvidor da Polícia do estado de São Paulo, Elizeu Soares Lopes, “a imagem do policial atirando pelas costas é chocante e inaceitável”.

“A Ouvidoria vai instaurar um procedimento para acompanhar as investigações dos órgãos competentes. Vamos requisitar que o Ministério Público também acompanhe o caso”, disse o ouvidor ao G1.

G1

Compartilhe  

últimas notícias