Diário de São Paulo
Siga-nos

Variante delta já corresponde a 91% dos casos de Covid-19 na cidade de SP, diz prefeitura

A variante delta do coronavírus já corresponde a 91,9% das amostras analisadas na cidade de São Paulo, segundo balanço divulgado pela prefeitura da capital

Variante delta já corresponde a 91% dos casos de Covid-19 na cidade de SP, diz prefeitura
Variante delta já corresponde a 91% dos casos de Covid-19 na cidade de SP, diz prefeitura

Redação Publicado em 17/09/2021, às 00h00 - Atualizado às 08h35


variante delta do coronavírus já corresponde a 91,9% das amostras analisadas na cidade de São Paulo, segundo balanço divulgado pela prefeitura da capital nesta quinta-feira (16), em parceria com o Instituto Butantan e o Instituto Adolfo Lutz. Na semana passada, a variante correspondia a 70% das amostras analisadas.

De acordo com o comunicado da gestão municipal, foram registados 629 novos casos para a variante delta no balanço desta semana. Com essas confirmações, a capital paulista já contabiliza 1.921 casos desde que a variante foi confirmada na cidade pela primeira vez, em julho.

Segundo a prefeitura, apesar da presença da variante na cidade, o número de casos não apresentou curva de crescimento significativo.

A Secretaria Municipal da Saúde atribui a situação ao avanço da vacinação contra a Covid-19 na capital, que já tem 100% dos adultos com mais de 18 anos imunizadas com a primeira dose ou dose única, enquanto outros 67,4% já tomaram a segunda dose dos imunizantes.

Apesar disso, a pasta da Saúde disse que vai começar a testar as pessoas próximas aos pacientes que tiveram o resultado positivo para a delta na cidade para analisar o perfil de transmissão do vírus.

“Diante do novo cenário de predominância da variante delta na cidade e com a população adulta elegível vacinada, o município realizará testagem de comunicantes de casos positivos de Covid-19 detectados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para análise do perfil de transmissão do vírus. Na prática, isso significa que os munícipes detectados com a variante delta e gama passarão por um teste de antígeno para Covid-19”, afirmou a secretaria nesta quinta (16).

“A medida é fundamental para entender o cenário atual do comportamento da Covid-19 e evitar a expansão dos casos de Covid-19 na cidade de São Paulo”, completou.

A testagem será adotada tanto para aqueles com sintomas como os assintomáticos que tiveram contato com pessoas com caso positivo, disse a pasta da Saúde.

.

.

.

.

G1 

Compartilhe  

últimas notícias