Diário de São Paulo
Siga-nos

Vale lembrar: vice da Copa do Brasil não leva vaga se campeão tiver vencido Libertadores

Para conquistar vaga à próxima edição da Libertadores por meio da Copa do Brasil, o Grêmio precisará necessariamente vencer o Palmeiras. Os dois times se

Copa do Brasil
Copa do Brasil

Redação Publicado em 13/01/2021, às 00h00 - Atualizado às 13h11


Grêmio não herdará vaga se o Palmeiras for campeão dos dois torneios mata-mata

Para conquistar vaga à próxima edição da Libertadores por meio da Copa do Brasil, o Grêmio precisará necessariamente vencer o Palmeiras. Os dois times se enfrentarão em datas que ainda poderão mudar.

A Confederação Brasileira de Futebol definiu que o vice-campeão não se classifica ao torneio continental, mesmo se o campeão tiver vencido a Libertadores – e automaticamente se garantido na edição seguinte.

Na última terça-feira, o Palmeiras avançou à decisão da competição sul-americana ao eliminar o River Plate e agora enfrentará, em 30 de janeiro, no Maracanã, às 17h (de Brasília), o vencedor do duelo entre Santos e Boca Juniors, que será disputado nesta quarta-feira, na Vila Belmiro.

Diz o regulamento da Copa do Brasil que “o clube vice-campeão (…) não terá direito, através desta competição, à vaga na Conmebol Libertadores”.

Caso o Palmeiras seja campeão tanto da Libertadores quanto da Copa do Brasil, acrescenta o texto, “a vaga será repassada a um clube do Campeonato Brasileiro da Série A, respeitando a ordem de classificação”.

Ou seja, se o Palmeiras vencer Libertadores e Copa do Brasil, o Brasileirão terá um G-7 caso o Verdão esteja nas primeiras posições. Já se o Palmeiras vencer a Libertadores, e o Grêmio a Copa do Brasil, aí o campeonato terá um G-8 se os dois estiverem na parte de cima da tabela.

As datas das finais da Copa do Brasil sofrerão alterações se o Palmeiras for campeão da Libertadores porque, nas primeiras semanas de fevereiro, teria de disputar o Mundial de Clubes, no Catar.

Curiosamente, Palmeiras e Grêmio se enfrentam já nesta sexta-feira, às 21h30, no Allianz Parque, mas pela 30ª rodada do Brasileirão.

.

.

.

GE – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias