Diário de São Paulo
Siga-nos

Vale inicia protocolo de emergência na barragem de Taquaras

A mineradora Vale iniciou, hoje (30), de forma preventiva, o protocolo de emergência em nível 1 da barragem de contenção de sedimentos Taquaras, da Mina Mar

Vale inicia protocolo de emergência na barragem de Taquaras
Vale inicia protocolo de emergência na barragem de Taquaras

Redação Publicado em 30/04/2020, às 00h00 - Atualizado às 11h19


População ao longo da mina não precisa ser evacuada

A mineradora Vale iniciou, hoje (30), de forma preventiva, o protocolo de emergência em nível 1 da barragem de contenção de sedimentos Taquaras, da Mina Mar Azul, em Nova Lima (MG). De acordo com a empresa, o protocolo não determina a evacuação da população que mora ao longo do caminho da barragem na Zona de Auto Salvamento (ZAS).

Em fevereiro de 2019, segundo a Vale, a ZAS foi evacuada após o acionamento do nível 2 do protocolo de emergência da barragem B3/B4, também da Mina Mar Azul, que fica a montante, ou seja, em direção à nascente da barragem Taquaras.

Decisão

A mineradora informou que o início do protocolo na barragem Taquaras de forma preventiva é um reflexo da etapa adicional de avaliação das estruturas da Vale após a implementação, em janeiro deste ano, da função de Engenheiro de Registro (EoR), que é uma boa prática recomendada pela Mining Association of Canada (MAC) e pelo Canadian Dam Association (CDA). A intenção é dar “maior confiabilidade e qualidade ao processo de acompanhamento e revisão de segurança das barragens, que passa a ser contínuo”.

“A decisão de mudança de nível está associada a identificação de anomalia no talude de montante da barragem observada durante inspeção de rotina. A barragem Taquaras teve sua Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) emitida em 31 de março de 2020. Entretanto, a partir deste fato novo observado, a DCE se tornará negativa”.

Segundo a Vale, desde outubro de 2018 a Mina Mar Azul é um ativo que não faz parte da cadeia de produção da companhia. Por isso, a decisão não impacta a expectativa de produção de minério de ferro para 2020, de 310-330 milhões de toneladas.

ABr

Compartilhe  

últimas notícias