Diário de São Paulo
Siga-nos

Vagões são retirados da Estação Ferroviária de Bauru e levados para SP

Dois vagões de passageiros que pertenceram à Fepasa fora retirados da estação ferroviária de Bauru (SP) para serem levados até São Paulo. A operação realizada

Vagões são retirados da Estação Ferroviária de Bauru e levados para SP
Vagões são retirados da Estação Ferroviária de Bauru e levados para SP

Redação Publicado em 30/06/2018, às 00h00 - Atualizado às 11h12


Dois vagões de passageiros que pertenceram à Fepasa fora retirados da estação ferroviária de Bauru (SP) para serem levados até São Paulo. A operação realizada nesta sexta-feira (29) contou com guinchos e máquinas pesadas.

Funcionários da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos vieram à Bauru para ajudar no transporte dos dois vagões. Segundo a prefeitura de Bauru, eles foram doados a uma associação da capital que vai fazer a recuperação dos vagões.

Construídos na década de 1950, os vagões que tem capacidade de transportar cerca de 70 passageiros foram usados no trecho entre Bauru e São Paulo. Com a desativação do transporte de passageiros no fim da década de 1990, os vagões ficaram no pátio da estação ferroviária de Bauru.

Para que os vagões possam ser transportados até a capital, eles foram colocados na linha principal da concessionária. A cidade que ficou conhecida por ser o maior entroncamento ferroviário do país, tem hoje só a memória daqueles tempos.

Cerca de 500 vagões que não tem mais utilidade estão parados na estação. A concessionária alega que os vagões estão devidamente alocados em área operacional da ferrovia, aguardando destinação e que toma os cuidados para evitar transtornos à população.

Cerca de 500 vagões sem utilidade estão parados na estação (Foto: TV TEM/Reprodução)

O secretário de cultura de Bauru, Luiz Fonseca diz que o município já fez contato com o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre), mas que houve pouco avanço na tentativa de dar uma destinação a aos vagões.

Quanto ao projeto da volta do passeio turístico com a Maria Fumaça, o secretário de cultura explica que aguarda a vistoria de uma equipe da concessionária para avaliar o trecho. A ideia é estender o trecho da estação ferroviária até um shopping.

Em nota, a concessionária Rumo esclarece que está em tratativas junto à prefeitura de Bauru para resgatar a memória ferroviária local. No momento a concessionária está fazendo um levantamento das ações necessárias para viabilização do projeto. A empresa segue trabalhando para atender o prazo estipulado.

Vagões serão recuperados por uma associação em São Paulo (Foto: TV TEM / Reprodução )

Vagões serão recuperados por uma associação em São Paulo (Foto: TV TEM / Reprodução )

Compartilhe  

Tags

últimas notícias