Diário de São Paulo
Siga-nos

“Vacinas salvam vidas”, diz OMS sobre posicionamento de Bolsonaro

Após ser questionada pela recente fala do  presidente Jair Bolsonaro, que nesta semana declarou não poder "obrigar ninguém a tomar vacina", a cientista-chefe

“Vacinas salvam vidas”, diz OMS sobre posicionamento de Bolsonaro
“Vacinas salvam vidas”, diz OMS sobre posicionamento de Bolsonaro

Redação Publicado em 04/09/2020, às 00h00 - Atualizado às 17h41


Após serem questionados sobre recente fala do presidente da não obrigatoriedade da vacina, representantes da entidade afirmaram que é preciso lembrar que as vacinas foram responsáveis por conter diversos vírus mortais, como o da varíola

Após ser questionada pela recente fala do  presidente Jair Bolsonaro, que nesta semana declarou não poder “obrigar ninguém a tomar vacina”, a cientista-chefe da Organização Mundial de Saúde (OMS), Soumya Swaminathan, disse nesta sexta-feira (4) que “vacinas são intervenções que salvam vidas”. Ela destacou ainda que é preciso oferecer “mais educação” e “mais informação” sobre o tema para a população.

“Nós esquecemos o que é varíola, esquecemos o que é morrer de sarampo. (…) É graças às vacinas que não vemos mais essas doenças”, afirmou a cientista-chefe da OMS, Soumya Swaminathan.

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanon, afirmou que as vacinas foram as únicas ferramentas totalmente eficazes para conter doenças mortais.

“As pessoas podem se informar a respeito de como o mundo utilizou as vacinas para diminuir a mortalidade em crianças menores de cinco anos, de como conseguiu a erradicação da varíola. Observem como as vacinas mudaram o mundo”, disse Tedros.

Tedros lembrou ainda como a vacina conseguiu conter a epidemia de Ebola na África recentemente. Em relação à vacina contra o novo coronavírus, o diretor-geral afirmou que há um bom número de vacinas promissoras. “Mas elas apenas serão utilizadas quando forem seguras e eficazes, é isso que eu gostaria de assegurar ao mundo”, disse.

.

.

.

IG

Compartilhe  

últimas notícias