Diário de São Paulo
Siga-nos

Vacinação contra a raiva animal começa neste sábado em Olímpia

Começa neste sábado (20), a Campanha de Vacinação contra a Raiva Animal em Olímpia. A expectativa da Secretaria de Saúde é vacinar pelos menos 7.480 animais,

Vacinação contra a raiva animal começa neste sábado em Olímpia
Vacinação contra a raiva animal começa neste sábado em Olímpia

Redação Publicado em 17/05/2017, às 00h00 - Atualizado às 16h38


Começa neste sábado (20), a Campanha de Vacinação contra a Raiva Animal em Olímpia. A expectativa da Secretaria de Saúde é vacinar pelos menos 7.480 animais, com idade superior a três meses.

A ação percorrerá diversos bairros da cidade nos finais de semana dos dias 20, 21, 27 e 28 de maio com o objetivo de prevenir a raiva em cães e gatos do município. Se transmitida ao homem, a doença pode até levar à morte. A transmissão ocorre quando o vírus existente na saliva do animal infectado penetra no organismo, através da pele ou mucosas, por mordedura, arranhadura ou lambedura, mesmo não existindo necessariamente agressão.

A diretora de Vigilância em Saúde, Jaqueline Barbosa da Silva, diz que quando o animal é contaminado pelo vírus pode manifestar a raiva furiosa e paralítica. “O animal infectado pode ter dificuldade para engolir, salivação abundante, mudança de comportamento, de hábitos e paralisia das patas traseiras. Já os morcegos contaminados têm mudança de hábito, podendo ser encontrados durante o dia, em hora e locais não habituais”, explica.

Com relação aos humanos, os sintomas característicos são: transformação de caráter, inquietude, perturbação do sono, sonhos tenebrosos. Ela afirma que após isso há alterações na sensibilidade, queimação, formigamento e dor no local da mordida. Essas alterações duram de dois a quatro dias e depois pode haver um quadro de alucinações, acompanhado de febre, seguido por um período, de dois a três dias, com aerofobia e hidrofobia, de intensidades variáveis e possibilidade de crises convulsivas periódicas.

Os locais de vacinação podem ser conferidos no site da prefeitura.

TAGS: KLEBER MOREIRA DIRETOR RIO PRETO, JORNAL BOM DIA 

Compartilhe  

últimas notícias