Diário de São Paulo
Siga-nos

Vacina contra Covid-19 poderá estar pronta em setembro

Mais de 100 projetos de produção de vacinas contra Covid-10 já iniciaram no mundo, dos quais, oito estavam em fase de ensaios clínicos até o dia 11 de maio.

Vacina contra Covid-19 poderá estar pronta em setembro
Vacina contra Covid-19 poderá estar pronta em setembro

Redação Publicado em 18/05/2020, às 00h00 - Atualizado às 10h34


Pesquisa começou os testes em humanos na primeira semana de maio

Mais de 100 projetos de produção de vacinas contra Covid-10 já iniciaram no mundo, dos quais, oito estavam em fase de ensaios clínicos até o dia 11 de maio. Um desses é a pesquisa desenvolvida pelos cientistas da Universidade de Nova York (NYU), da farmacêutica multinacional Pfizer Inc. e da alemã BioNTech.

Segundo a Pfizer, em entrevista à emissora americana NBC, a vacina pode ficar pronta em setembro de 2020, considerando que os testes em humanos seguirão como desejado. Iniciado no começo de maio, o ensaio clínico avalia a eficiência de uma vacina que carrega o código genético do vírus, chamado de RNA, e reprograma o patógeno da Covid-19.

“É provavelmente o jeito mais rápido de conseguir uma vacina para parar a pandemia”, afirmou a líder da pesquisa na Pfizer, Kathrin Jansen. “O RNA mensageiro é algo que o corpo produz normalmente. É uma coisa nova, mas na verdade não é algo muito diferente do que o corpo faz por si”, completa Mark Mulligan, chefe de doenças infecciosas da NYU.

Por outro lado, o codiretor do Centro Hospitalar de Crianças para o Desenvolvimento de Vacinas do Texas na Universidade de Baylor afirmou à NBC que até o momento nenhuma vacina de RNA foi licenciada, por só funcionarem em testes em animais de laboratório.

Isso não significa que o método deixe de ser promissor. De acordo com o doutor Tiago Sampaio, do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas da Universidade Federal do Ceará (UFC), a abordagem é “inovadora” e já tem sido utilizada no tratamento de alguns tipos de cânceres.

Compartilhe  

últimas notícias