Diário de São Paulo
Siga-nos

Um ano depois… Vinícius vira referência no Náutico e “queima língua” de torcedores

O atacante Vinícius é, hoje, referência no Náutico, imprescindível ao time - segundo o técnico Hélio dos Anjos - e até ídolo de grande parte da torcida. Um

Um ano depois… Vinícius vira referência no Náutico e “queima língua” de torcedores
Um ano depois… Vinícius vira referência no Náutico e “queima língua” de torcedores

Redação Publicado em 15/10/2021, às 00h00 - Atualizado às 13h44


Quando sua contratação foi anunciada, torcedores, em peso, criticaram a chegada do atacante no Twitter oficial do clube

O atacante Vinícius é, hoje, referência no Náutico, imprescindível ao time – segundo o técnico Hélio dos Anjos – e até ídolo de grande parte da torcida. Um ano atrás, porém, a situação era bem diferente. Para brilhar no Timbu, o jogador teve de superar uma grande desconfiança e dos alvirrubros, expressa sobretudo nas redes sociais no momento do anúncio de sua contratação, em 15 de outubro de 2020. Vinícius queimou a língua de muita gente.

Vinícius comemora gol marcado pelo Náutico sobre o Vila Nova — Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press

Vinícius comemora gol marcado pelo Náutico sobre o Vila Nova — Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press

Há exatamente um ano, o Timbu punha, em suas redes sociais, uma arte com a foto de camisa de Vinícius uniformizado e o aviso:

– Tem novidade na área! O atacante Vinícius, 27 anos, é o novo reforço do Timbu. O jogador já foi campeão da Copa do Brasil e Série B, jogou a Libertadores com o técnico Gilson Kleina no Palmeiras e também atuou com o treinador no Coritiba e Criciúma. Seja bem-vindo! – dizia a postagem.

O tom positivo não foi seguido pelos torcedores. No Twitter, por exemplo, a postagem tem – neste momento – 159 respostas. Delas, 115 são menções negativas ao jogador (mais de 70% do total). Algumas são críticas a outros fatores de um clube que, àquela altura, brigava para não cair na Série B: o uniforme, a arte do anúncio, a necessidade de contratações para outros setores do time.

Veja abaixo a postagem original e as principais reações:

De positivo, mesmo, só as respostas posteriores, já neste ano, quando Vinícius tinha dado a volta por cima, sendo importante na permanência do time na última Série B, no título pernambucano de 2021 e no ótimo início do Timbu na atual edição da segunda divisão do Campeonato Brasileiro. A maioria deles lembrava comentários negativos em tom divertido.

– Fala dele agora – é o que diz a maioria dessas postagens.

Aos 5 min do 2º tempo – gol de cabeça de Vinícius do Náutico contra o Vitória

O caminho da volta por cima

Vinícius conseguiu o carinho do torcedor subvertendo exatamente a maior crítica que foi feita a sua contratação em 2020: o número de gols.

A maior parte dos torcedores insatisfeitos referia-se à baixa capacidade artilheira de Vinícius, que, antes de chegar ao Timbu, tinha marcado apenas 14 gols em 10 anos de carreira. De 2016 a 2020, fez um gol por temporada.

O que os torcedores não sabiam – e não tinham como prever – era que Vinícius se descobriria um artilheiro mais eficiente nos Aflitos. Não tanto em 2020, quando manteve sua média de marcar um gol na temporada (não havia feito gol em seu clube anterior, o Larissa-GRE, e anotou um com a camisa do Timbu).

Vinícius ganhou tanta moral que foi capitão do Náutico em várias partidas após a lesão de Kieza — Foto: Heber Gomes/AGIF

Vinícius ganhou tanta moral que foi capitão do Náutico em várias partidas após a lesão de Kieza — Foto: Heber Gomes/AGIF

Mas, em 2021, ele explodiu (para seus padrões). Já tem 11 gols, é o terceiro goleador do time na temporada, atrás por um gol de Kieza e Jean Carlos, e ainda distribuiu 10 assistências. Como disputou 37 partidas, tem média de mais de uma participação direta a cada dois jogos.

No total, pelo Timbu, Vinícius tem 12 gols, apenas dois a menos do que havia anotado em seus 10 anos de carreira.

Com esses gols e assistências, Vinícius foi peça fundamental no “Timbatível”, que venceu o Campeonato Pernambucano, iniciou a Série B com 14 jogos invictos e liderou a competição por quase todo o primeiro turno. Ele foi importante mesmo na fase ruim do time, que caiu da liderança para a 11ª posição na tabela, fazendo a maior parte dos gols da equipe, junto com Jean Carlos.

.

.

.

Globo Esporte

Compartilhe  

últimas notícias