Diário de São Paulo
Siga-nos

UFC: Borrachinha explica mudança de peso e avisa: “Vou estar com mais energia”

Paulo Borrachinha enfrentará Marvin Vettori na luta principal do UFC deste sábado, em Las Vegas. A disputa deveria acontecer na divisão dos médios (até 84kg),

UFC: Borrachinha explica mudança de peso e avisa: “Vou estar com mais energia”
UFC: Borrachinha explica mudança de peso e avisa: “Vou estar com mais energia”

Redação Publicado em 23/10/2021, às 00h00 - Atualizado às 20h22


Brasileiro fará a luta principal neste sábado contra Marvin Vettori, em Las Vegas, e não acredita que duelo irá durar cinco rounds

Paulo Borrachinha enfrentará Marvin Vettori na luta principal do UFC deste sábado, em Las Vegas. A disputa deveria acontecer na divisão dos médios (até 84kg), mas logo no início da semana já começaram a circular rumores de que o brasileiro não iria bater o peso e então o Ultimate cogitava fazer o confronto em uma nova categoria. Dias depois, foi definido então que o duelo seria pela divisão dos meio-pesados (até 93kg).

Paulo Borrachinha pesou 92,8kg — Foto: Jeff Bottari/Getty Images

Paulo Borrachinha pesou 92,8kg — Foto: Jeff Bottari/Getty Images

Em entrevista ao Combate, Borrachinha contou tudo que aconteceu durante a semana para que o evento chegasse a esta decisão.

– Eu não participei de negociação nenhuma, estou aqui só para cumprir. O UFC falou com minha equipe, falou com a equipe do Marvin, e chegou nesse acordo de 93kg. Eu estou aqui para cumprir, o único contrato que assinei foi esse de 93kg, bati o peso e cumpri o combinado. O único contrato que assinei foi de 205 libras, ou 93kg, o peso que bati. Bati até abaixo. Inicialmente seria no peso-médio, mas assim que cheguei, eles resolveram mudar. Acharam que seria melhor no meio-pesado.

Segundo o brasileiro, mesmo lutando em uma categoria mais pesada ele teve que perder peso, mas garante estar em boas condições para a luta.

– Eu cheguei um pouco mais pesado, geralmente chego um pouco mais leve. Talvez por isso tenha tido essa mudança. Acho que uns 4kg a mais. Tive que cortar peso sim. Tive que fazer sauna, desidratar, não foi um processo simples. Cheguei a perder 7kg. Apesar de ter perdido 7kg, foi mais simples do que descer pra médio, pra 84kg tem que desidratar muito mais. Mesmo não tendo sido tão simples, ainda teve um desgaste. Mas estou bem, acho que vou estar com mais energia do que normalmente estou no peso-médio.

– Acho que vai ser um nocaute, acho que vai vir um nocaute… ou uma finalização. Ainda mais com 93kg, é muita potência, batendo muito forte, vai ser muito difícil manter por cinco rounds.

Vettori subiu ao octógono pela última vez em junho, quando disputou o cinturão dos médios e acabou derrotado por Israel Adesanya. Apesar de enfrentar o último desafiante ao título, Borrachinha surpreende e diz que não está tão animado para o duelo.

– Eu não fico muito empolgado com essa luta. Gostaria de lutar com pessoas que talvez trouxessem mais perigos, mais risco, sem desmerecer ele, mas que fosse mais conhecido. Estamos num evento grande, vai ser um Fight Night importante, mas tem outros nomes que valeria a pena lutar. Cheguei a fechar a luta com o (Robert) Whittaker, mas tive aquela virose, pedi pra adiar, queria manter a luta, e por algum motivo a luta não foi (mantida), não sei o motivo, talvez o UFC junto com o Whittaker tenha resolvido manter a data, com outro oponente. Depois também gostaria de ter lutado com o (Jared) Cannonier, mas queria chegar num acordo melhor de contrato, que não foi possível. Nem cheguei a assinar, não chegamos a um acordo. Acho que esses dois nomes seriam mais atrativos que o Marvin.

Borrachinha e Vettori se provocaram na hora da encarada — Foto: Jeff Bottari/Zuffa LLC

Borrachinha e Vettori se provocaram na hora da encarada — Foto: Jeff Bottari/Zuffa LLC

Borrachinha lutou pela última vez em setembro do ano passado, quando acabou derrotado por nocaute técnico na disputa de cinturão contra Adesanya. O brasileiro admite que lutou bem abaixo do esperado contra o campeão.

– Eu revi a luta, mas não tinha o que fazer, eu não tinha condições de luta. Estava muito apático, sem reflexo, meio sonolento ainda, não tinha o que fazer, fiz o que dava pra fazer naquelas condições. Não tinha nada diferente pra fazer naquelas condições físicas, psicológicas, sem dormir, com todos os problemas, com câimbra, não tinha como fazer melhor.

Logo depois daquele combate, Borrachinha revelou que sua atuação foi prejudicada por alguns eventos que antecederam a disputa, e inclusive chegou a tomar vinho na véspera da luta para tentar melhorar suas condições para o duelo contra o campeão.

– Sempre tive (problemas pra dormir). A gente não pode tomar medicação, eu precisava dormir e não conseguia por conta de vários fatores, como câimbra, stress, etc. Uma taça de vinho não foi suficiente, duas não, três não, e fui tomando o máximo que dava até conseguir dormir. Só que aí já faltava pouco tempo, faltavam duas horas pra acordar de novo. A lição que eu tirei foi a seguinte: se você não está bem, não tem condições de luta, não lute, adie. Não vale a pena fazer esse sacrifício todo, achar que vai dar. É difícil. Nosso esporte é físico, é o tempo todo físico, exigindo do corpo ao máximo. Você tem que estar bem, tem que conseguir entregar bem fisicamente.

Serviço do UFC Borrachinha x Vettori

Combate transmite o “UFC Borrachinha x Vettori” ao vivo e na íntegra com exclusividade neste sábado, a partir de 13h45 (horário de Brasília) com o “Aquecimento Combate“. O Combate.com e o SporTV3 exibem as duas primeiras lutas ao vivo, e o site acompanha o evento em Tempo Real.

UFC Borrachinha x Vettori
23 de outubro de 2021, em Las Vegas (EUA)
CARD PRINCIPAL (17h, horário de Brasília):
Peso-meio-pesado: Paulo Borrachinha x Marvin Vettori
Peso-leve: Grant Dawson x Ricky Glenn
Peso-galo: Jessica-Rose Clark x Joselyne Edwards
Peso-pena: Alex Caceres x Seung Woo Choi
Peso-meio-médio: Francisco Massaranduba x Dwight Grant
Peso-meio-pesado: Nicolae Negumereanu x Ike Villanueva
CARD PRELIMINAR (14h, horário de Brasília):
Peso-médio: Jun Yong Park x Gregory Robocop
Peso-leve: Mason Jones x David Onama
Peso-palha: Tabatha Ricci x Maria Oliveira
Peso-médio: Jamie Pickett x Laureano Staropoli
Peso-leve: Khama Worthy x Jai Herbert
Peso-mosca: Jeff Molina x Daniel Miojo
Peso-palha: Livinha Souza x Randa Markos
Peso-galo: Jonathan Martinez x Zviad Lazishvili

.

.

.

Globo Esporte

Compartilhe  

últimas notícias