Diário de São Paulo
Siga-nos

UFC 263: Demian Maia é parado por Belal Muhammad e não iguala recorde de vitórias de Cerrone

Em sua 33ª luta no UFC, o veterano peso-meio-médio brasileiro Demian Maia, de 43 anos de idade, teve dificuldades para desenvolver o seu jogo de luta agarrada

ufc
ufc

Redação Publicado em 13/06/2021, às 00h00 - Atualizado às 10h05


Brasileiro faz a última luta do seu contrato com o UFC e pode se aposentar. Paul Craig fratura braço de Jamahal Hill e Terrance McKinney nocauteia Matt Frevola em apenas 7s de luta

Em sua 33ª luta no UFC, o veterano peso-meio-médio brasileiro Demian Maia, de 43 anos de idade, teve dificuldades para desenvolver o seu jogo de luta agarrada contra o americano Belal Muhammad. Em uma luta pouco movimentada, Muhammad venceu a disputa por decisão unânime dos juízes (30-27, 29-28 e 29-28), evitando que Maia igualasse o recorde de vitórias do UFC, que é de 23 e pertence a Donald Cerrone. Esta foi a última luta do contrato de Demian Maia com o UFC.

A luta começou com Muhammad lançando jabs e evitando o primeiro ataque nas pernas de Maia. Na segunda tentativa, o brasileiro catou a perna do americano, que se equilibrou junto à grade, acabou caindo, mas se levantou rapidamente. Maia voltou a buscar o single leg, e Muhammad mais uma vez usou a grade para se equilibrar e não cair. O brasileiro insistiu no mesmo ataque, e novamente não teve sucesso. O americano manteve-se de pé até o intervalo.

Na volta para o segundo round, Belal Muhammad mostrou que havia treinado muito a defesa de queda. O americano evitou os ataques do brasileiro nas pernas, mas não conseguia atacar com contundência. O americano passou a acertar jabs em Demian Maia a partir da metade do round, e o brasileiro voltou a insistir na catada de perna, que não deu certo mais uma vez.

Demian Maia não conseguiu impor seu jogo a Belal Muhammad no UFC 263 — Foto: Getty Images

Demian Maia não conseguiu impor seu jogo a Belal Muhammad no UFC 263 — Foto: Getty Images

O terceiro e último round o panorama da luta não se alterou. Enquanto Demian Maia lançava jabs para preparar as entradas nas pernas, Belal Muhammad defendia as quedas e devolvia os jabs, acrescentando chutes altos que paravam na guarda do brasileiro. Sem conseguir executar a sua especialidade, Maia não conseguia se impor na luta, sendo um alvo mais fácil para o americano, que atacava na média distância, evitando abrir espaços para as entradas do brasileiro.

Vendramini reage no fim, mas perde para Fares Ziam

Mesmo reagindo no terceiro round, o peso-leve Luigi Vendramini não conseguiu virar a luta diante do francês Fares Ziam. em desvantagem nos dois primeiros rounds, o brasileiro foi derrotado por decisão majoritária dos juízes (29-28, 29-28 e 28-28).

Fares Ziam golpeia Luigi Vendramini no UFC 263 — Foto: Getty Images

Fares Ziam golpeia Luigi Vendramini no UFC 263 — Foto: Getty Images

A luta começou com Vendramini encurtando a distância seguidamente para superar a maior envergadura de Ziam. O francês percebeu a estratégia do brasileiro e passou a mantê-lo à distância com chutes nas pernas e na linha de cintura. Especialista em kickboxing, Ziam aos poucos se impunha a Vendramini, que não conseguia entrar na defesa do rival.

Luigi Vendramini ataca Fares Ziam no chão no UFC 263 — Foto: Getty Images

Luigi Vendramini ataca Fares Ziam no chão no UFC 263 — Foto: Getty Images

O brasileiro tentou a derrubada logo no início do segundo round, mas o francês conseguiu se defender. Ziam controlava bem a distância e acertava Vendramini de longe. No terceiro round Vendramini partiu totalmente para o ataque, e conseguiu abalar Farez Ziam com bons golpes junto à grade. O francês tentou evitar ser golpeado e caiu, com o brasileiro por cima, na meia-guarda. Vendramini assumiu totalmente o controle da luta, mantendo-se por cima no chão. O brasileiro manteve a pressão até a marca de 1m30s para o final, quando Ziam levantou-se. Vendramini manteve a pressão, e terminou a luta no ataque.

Carlos Boi se impõe e vence Jake Collier

Em um combate equilibrado, e com muita provocação, o peso-pesado brasileiro Carlos Boi venceu o americano Jake Collier por decisão dividida dos juízes (29-28, 28-29 e 29-28), chegando à sua terceira vitória no UFC.

Carlos Boi Jake Collier UFC 263 — Foto: Getty Images

Carlos Boi Jake Collier UFC 263 — Foto: Getty Images

A luta começou com Collier tomando a iniciativa do combate, com Boi jogando no contragolpe. Os dois lutadores mostravam velocidade nos golpes, e mantinham-se na curta distância. Mesmo com um ferimento abaixo do olho direito, o brasileiro chamava o americano para a luta, terminando o primeiro round pedindo a troca franca de golpes.

Carlos Boi voltou para o segundo round mais agressivo, atacando Collier com diretos e provocando o americano, mostrando que os golpes que ele lançava não o incomodavam. O brasileiro mostrava boa esquiva, mas não tinha um grande volume de golpes, enquanto Collier, mesmo acertando alguns golpes na guarda de Boi, atacava mais.

Mais cansado que o brasileiro, Collier diminuiu seu ritmo no terceiro round, e Carlos Boi assumiu o controle das ações na luta. Aproveitando o cansaço do americano, o brasileiro passou a atacar mais, somando pontos importantes. Nos minutos finais, Boi chamou Collier ara a trocação franca, mas o americano evitou se arriscar. Boi aproximou-se muito nos últimos segundos e quase recebeu um soco rodado junto à grade.

Paul Craig quebra o braço de Jamahal Hill

Em uma luta que carregava muita rivalidade, o peso-meio-pesado escocês Paul Craig venceu o americano Jamahal Hill por nocaute técnico a 1m59s do primeiro round após uma chave de braço fraturar o braço do rival, que resistiu ainda a um triângulo até o árbitro encerrar a luta.

Paul Craig fraturou o braço de Jamahal Hill no UFC 263 — Foto: Getty Images

Paul Craig fraturou o braço de Jamahal Hill no UFC 263 — Foto: Getty Images

– Eu senti que o braço dele havia estalado, e avisei ao árbitro. É muito duro quando isso acontece. Eu encaixei o triângulo depois, porque não via sentido em pressionar o braço que já estava quebrado. Jamahal Hill é muito duro, parabéns a ele. Espero que se recupere bem – disse Craig após a luta.

A luta começou com os dois lutadores trocando chutes nas pernas até que Craig travou os braços de Hill e puxou o americano para a guarda, tentando em seguida uma chave de braço. Hill se defendeu, mas teve o braço fraturado – o escocês chegou a avisar o árbitro, que ignorou. Craig voltou a aplicar um triângulo com chave de braço. Hill resistiu, mas o golpe foi ainda mais encaixado por Craig, que passou a golpear a cabeça do rival

Brad Riddell vence clássico contra Drew Dober

Em uma das melhores lutas do ano, o peso-leve neozelandês Brad Riddell venceu o americano Drew Dober por decisão unânime dos juízes (triplo 29-28). O duelo teve diversos momentos de emoção, e ambos estiveram na iminência de conseguir o nocaute.

Brad Riddell venceu uma verdadeira batalha contra Drew Dober no UFC 263 — Foto: Getty Images

Brad Riddell venceu uma verdadeira batalha contra Drew Dober no UFC 263 — Foto: Getty Images

A luta começou animada, com os dois lutadores conectando bons golpes. Após Riddell acertar chutes nas pernas e um cruzado de esquerda, Drew Dober conectou um bom jab de encontro que desestabilizou o neozelandês, que passou a tentar levar a luta para o chão. O americano resistiu e a luta voltou para o centro do octógono. Dober acertava boas esquerdas em Riddell, que resistia. O neozelandês ainda acertou três bons diretos de direita antes do intervalo.

Drew Dober acerta um direto de esquerda em Brad Riddell no UFC 263 — Foto: Getty Images

Drew Dober acerta um direto de esquerda em Brad Riddell no UFC 263 — Foto: Getty Images

O segundo round continuou em ritmo alucinante, com tanto Dober quanto Riddell distribuindo bombas um no outro por mais de um minuto. O americano conseguiu a queda junto à grade, mas o neozelandês resistiu a ser colocado de costas no chão. Os dois voltaram a lutar de pé, e desta vez foi Riddell que conseguiu a derrubada, ficando na montada por alguns segundos antes de Dober também se erguer. A luta se manteve equilibrada até o intervalo.

Brad Riddell ataca Drew Dober no UFC 263 — Foto: Getty Images

Brad Riddell ataca Drew Dober no UFC 263 — Foto: Getty Images

Brad Riddell começou o terceiro round conectando dois bons golpes, e Drew Dober buscou a derrubada, sem sucesso. Os dois atletas seguiam buscando o nocaute e desferindo bons golpes. Todos os ataques de ambos eram respondidos no lance seguinte. Mesmo desgastados pela batalha, Dober e Riddell seguiram buscando a vitória. A 30s do fim, o neozelandês acertou um belo golpe de direita que abalou o americano. Dober caiu, e Riddell tentou aplicar um crucifixo, mas o americano resistiu. No fim, os dois lutadores se abraçaram no chão do octógono, exaustos sob aplausos do público.

Terrance McKinney arrasa Matt Frevola em 7s

Não deu nem para começar a suar. Apenas oito dias após vencer a luta principal do LFA 109 em apenas 1m12s de luta, o peso-leve Terrance McKinney conseguiu um dos nocautes mais rápidos da história do UFC em sua estreia na organização. Diante de Matt Frevola, o estreante aplicou um nocaute relâmpago em apenas 7s de luta. Este foi o nocaute mais rápido da história do peso-leve e o quarto mais rápido da história do UFC, além de ser o nocaute mais rápido de um estreante na história do UFC.

Terrance McKinney nocauteou Matt Frevola em apenas 7s no UFC 263 — Foto: Getty Images

Terrance McKinney nocauteou Matt Frevola em apenas 7s no UFC 263 — Foto: Getty Images

A luta nem bem havia começado quando McKinney acertou uma combinação de jab de direita e direto de esquerda que derrubou Frevola, já sem sentidos. McKinney completou a vitória com alguns golpes antes do árbitro Jason Herzog interromper a luta com 7s de luta. Na comemoração, ao pular da grade, McKinney lesionou o joelho, mas segundo ele, não foi nada sério.

Confira os resultados do evento:

CARD PRINCIPAL
Israel Adesanya venceu Marvin Vettori por decisão unânime (triplo 50-45)
Brandon Moreno venceu Deiveson Figueiredo por finalização aos 2m26s do R3
Leon Edwards venceu Nate Diaz por decisão unânime (triplo 49-46)
Belal Muhammad venceu Demian Maia por decisão unânime (30-27, 29-28 e 29-28)
Paul Craig venceu Jamahal Hill por nocaute técnico a 1m59s do R1

CARD PRELIMINAR
Brad Riddell venceu Drew Dober por decisão unânime (triplo 29-28)
Eryk Anders venceu Darren Stewart por decisão unânime (29-28, 29-27 e 29-27)
Lauren Murphy venceu Joanne Calderwood por decisão dividida (29-28, 28-29 e 29-28)
Movsar Evloev venceu Hakeem Dawodu por decisão unânime (triplo 29-27)
Pannie Kianzad venceu Alexis Davis por decisão unânime (30-27, 30-27 e 29-28)
Terrance McKinney venceu Matt Frevola por nocaute aos 7s do R1
Steven Peterson venceu Chase Hooper por decisão unânime (30-27, 30-27 e 29-28)
Fares Ziam venceu Luigi Vendramini por decisão majoritária (29-28, 29-28 e 28-28)
Carlos Boi venceu Jake Collier por decisão dividida (29-28, 28-29 e 29-28)

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias