Diário de São Paulo
Siga-nos

UFC 262: Charles do Bronx nocauteia Michael Chandler e é campeão peso-leve do UFC

Após quase 11 anos e 28 batalhas no octógono, Charles do Bronx tomou para si o cinturão dos pesos-leves do UFC ao derrotar o americano Michael Chandler por

UFC
UFC

Redação Publicado em 16/05/2021, às 00h00 - Atualizado às 16h45


Brasileiro tem atuação de gala na luta principal do UFC 262, sofre no primeiro round, mas volta arrasador para o segundo round e se torna o segundo brasileiro campeão da categoria

Quem disse que para ser rei é preciso nascer em Londres, ter uma mãe rainha, falar inglês e se chamar Charles? Enquanto o mundo inteiro aguarda que o filho mais velho da Rainha Elizabeth, da Inglaterra, algum dia assuma a coroa do trono britânico, outro Charles, nascido no Guarujá, filho de família simples e trazido ao mundo por dona Ozana Oliveira, provou que realeza de verdade não se herda, mas se conquista.

Após quase 11 anos e 28 batalhas no octógono, Charles do Bronx tomou para si o cinturão dos pesos-leves do UFC ao derrotar o americano Michael Chandler por nocaute aos 19s do segundo round neste sábado, no UFC 262, em Houston (EUA). Se os recordes na carreira já deixavam o brasileiro na elite do MMA, o cinturão o coloca na família real do esporte no país.

Charles do Bronx se emociona ao receber o cinturão de campeão peso-leve no UFC 262 — Foto: Getty Images

Charles do Bronx se emociona ao receber o cinturão de campeão peso-leve no UFC 262 — Foto: Getty Images

– Provei que eu posso ser o melhor da categoria. Ei Dana, aposta em mim. Você trouxe um monstro do Bellator e eu disse que ia nocautear, e nocauteei. Eu disse para você que eu era um menino no meio dos leões, mas eu agora sou um leão no meio dos leões! Favela, a gente venceu de novo! Pode chorar, mas chora de alegria, que é nosso! Pode chover pedra, irmão, porque quando a pedra voltar, irmão, vão cair todos. Estava escrito hoje, era meu dia hoje. Filha, está aqui, você pediu, estou levando! – disse Charles do Bronx após a luta.

Desolado após a derrota, Michael Chandler reconheceu a superioridade do brasileiro.

– Acho que vimos um dos caras mais duros do mundo reagir de adversidade, Charles Oliveira é para valer. Eu vou voltar, prometo a todos vocês que eu vou disputar esse cinturão novamente, e vou conquistá-lo.

Confira abaixo a luta na íntegra:

UFC 262 - Charles do Bronx x Michael Chandler

UFC 262 – Charles do Bronx x Michael Chandler

A luta

A luta começou com um chute baixo de Charles do Bronx que derrubou Michael Chandler. O americano tentava acertar a linha de cintura do brasileiro, que conseguiu a derrubada. Chandler tentou encaixar uma guilhotina, mas Do Bronx se defendeu e inverteu a posição, dominando as costas de Chandler. Com o cadeado fechado na cintura, o brasileiro viu Chandler explodir e sair da posição, se levantando e voltando a ficar de pé. Do Bronx se levantou e, na trocação, recebeu dois golpes fortes do americano e caiu junto à grade. O brasileiro se defendia com a guarda fechada, tentando evitar os fortes golpes do rival.

Charles do Bronx nocauteou Michael Chandler no UFC 262 — Foto: Getty Images

Charles do Bronx nocauteou Michael Chandler no UFC 262 — Foto: Getty Images

A volta para o segundo round foi brutal. Charles do Bronx avançou sobre Michael Chandler e encaixou uma esquerda devastadora. Chandler sentiu e o brasileiro encaixou uma sequência duríssima de golpes, derrubando o americano e forçando o árbitro a encerrar a luta, decretando a conquista do cinturão dos pesos-leves para Charles do Bronx.

Dariush vence Ferguson com atuação pragmática

Lutando com o livro de regras debaixo do braço, o peso-leve iraniano Beneil Dariush venceu o americano Tony Ferguson por decisão unânime dos juízes (triplo 30-27) no co-evento principal do UFC 262. Fazendo um jogo eficiente para não dar espaço ao rival em nenhum momento, o iraniano dominou o rival no chão e venceu todos os rounds basicamente da mesma forma, impondo a Ferguson a sua terceira derrota seguida.

Beneil Dariush festeja a vitória sobre Tony Ferguson no UFC 262 — Foto: Getty Images

Beneil Dariush festeja a vitória sobre Tony Ferguson no UFC 262 — Foto: Getty Images

A luta começou com Dariush tomando a iniciativa do combate, conectando golpes seguidos em Ferguson. O americano tentava responder, mas o iraniano botava pressão e derrubou o rival junto à grade. Por baixo no chão, Ferguson tentou encaixar um triângulo, mas não conseguiu. Dariush jogava golpes seguidos no “ground and pound”, mas não tinha precisão, errando a maioria. Mesmo assim, ele mantinha Ferguson sob domínio no solo, terminando o round por cima.

Dariush voltou para o segundo round tentando voltar a pressionar o americano, mas ao chegarem na grade, Ferguson tentou encaixar um triângulo de mão, mas o braço não estava bem ajustado. O iraniano voltou a atacar no “ground and pound” enquanto Ferguson apenas se defendia. Em um descuido do iraniano, Ferguson inverteu a posição, mas Dariush encaixou uma chave de calcanhar. O americano desfez a posição acertando chutes no braço do iraniano, que manteve o domínio no chão até o intervalo.

Beneil Dariush encaixa uma chave de tornozelo em Tony Ferguson no UFC 262 — Foto: Getty Images

Beneil Dariush encaixa uma chave de tornozelo em Tony Ferguson no UFC 262 — Foto: Getty Images

O iraniano recomeçou a luta tentando pressionar Ferguson, e conseguiu mais uma vez derrubá-lo junto à grade. O americano não conseguia se livrar de Dariush, que o mantinha sob controle com a guarda passada. Ferguson tentava um estrangulamento, mas o iraniano mantinha a pressão e não dava espaço para o americano trabalhar, ficando por cima no chão até o fim da luta.

Confira todos os resultados do evento:

CARD PRINCIPAL
Charles do Bronx venceu Michael Chandler por nocaute técnico aos 19s do R2
Beneil Dariush venceu Tony Ferguson por decisão unânime (triplo 30-27)
Rogério Bontorin venceu Matt Schnell por decisão unânime (30-27, 30-27 e 29-28)
Katlyn Chookagian venceu Viviane Araújo por decisão unânime (29-28, 29-28 e 30-27)
Edson Barboza venceu Shane Burgos por nocaute técnico a 1m16s do R3

CARD PRELIMINAR
André Sergipano venceu Ronaldo Jacaré por finalização aos 3m59s do R1
Lando Vannata venceu Mike Grundy por decisão dividida (29-28, 27-30 e 30-27)
Jordan Wright venceu Jamie Pickett por nocaute técnico aos 1m04s do R1
Andrea Lee venceu Antonina Shevchenko por finalização aos 4m52s do R2
Priscila Pedrita venceu Gina Mazany por nocaute técnico aos 4m51s do R2
Tucker Lutz venceu Kevin Aguilar por decisão unânime (30-27, 29-28 e 29-28)
Christos Giagos venceu Sean Soriano por finalização aos 3m59s do R2

.

.

.

Fonte: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias