Diário de São Paulo
Siga-nos

Uefa abre investigação e analisará gestos de Arnautovic contra a Macedônia do Norte

A Uefa decidiu abrir uma investigação para analisar os gestos provocativos feitos por Arnautovic, atacante da Áustria, ao comemorar um gol diante da Macedônia

UEFA
UEFA

Redação Publicado em 15/06/2021, às 00h00 - Atualizado às 13h57


Após reclamação formal de macedônios, confederação decide abrir procedimento que pode gerar punição para o atacante da Áustria, que comemorou gol de forma agressiva no duelo do último domingo

A Uefa decidiu abrir uma investigação para analisar os gestos provocativos feitos por Arnautovic, atacante da Áustria, ao comemorar um gol diante da Macedônia do Norte no último domingo, pela primeira rodada da Eurocopa. A confederação emitiu um comunicado informando que o Comitê de Ética e Disciplinar conduzirá o procedimento e novas informações serão dadas no futuro.

A investigação foi iniciada um dia depois de a Federação de Futebol da Macedônia pedir à Uefa uma punição para o jogador, uma vez que entendeu que ele protagonizou uma “explosão nacionalista” em sua comemoração.

– A Federação de Futebol da Macedônia condena veementemente a explosão nacionalista do jogador da seleção austríaca Marko Arnautovic, após o gol marcado na partida de ontem contra a Macedônia, contra o jogador da seleção macedônia Ezgjan Alioski. Ao mesmo tempo, informamos que enviamos uma carta oficial à Uefa na qual solicitamos a punição mais severa para o jogador da seleção austríaca Marko Arnautovic – diz a nota da Macedônia do Norte.

Arnautovic fechou o placar na vitória da Áustria por 3 a 1 sobre a Macedônia do Norte e, logo após marcar, virou em direção aos rivais e comemorou de forma provocativa, com palavras e gestos bastante agressivos. Um deles, com o dedo indicador junto ao polegar, foi acusado de ser uma manifestação supremacista.

Arnautovic grita para Alioski e provoca o adversário logo após marcar o gol pela Áustria contra a Macedônia — Foto: Daniel Mihailescu/Reuters

Arnautovic grita para Alioski e provoca o adversário logo após marcar o gol pela Áustria contra a Macedônia — Foto: Daniel Mihailescu/Reuters

Os sinais foram feitos na direção do lateral macedônio Alioski, que tem raízes albanesas – Arnautovic, por sua vez, tem origem na Sérvia, que foi parte da antiga Iugoslávia, assim como a Macedônia do Norte. Arnautovic foi contido pelo companheiro Alaba e, diante das acusações, foi a público na segunda para se defender.

– Houve algumas palavras acaloradas ontem nas emoções do jogo pelas quais gostaria de pedir desculpas – especialmente aos meus amigos do Norte da Macedônia e da Albânia. Gostaria de dizer uma coisa muito claramente: não sou racista! Tenho amigos em quase todos os países e defendo a diversidade. Todo mundo que me conhece sabe disso.

Melhores momentos de Áustria 3 x 1 Macedônia do Norte, pela primeira rodada da Eurocopa

Melhores momentos de Áustria 3 x 1 Macedônia do Norte, pela primeira rodada da Eurocopa

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias