Diário de São Paulo
Siga-nos

Turistas turco e sueco foram vítimas de terremoto que atingiu ilha grega

Um turista turco e um sueco foram as vítimas do terremoto que atingiu a ilha grega Kos, na noite de quinta-feira (20). O tremor de magnitude 6,7 atingiu ainda

Turistas turco e sueco foram vítimas de terremoto que atingiu ilha grega
Turistas turco e sueco foram vítimas de terremoto que atingiu ilha grega

Redação Publicado em 21/07/2017, às 00h00 - Atualizado às 08h56


Um turista turco e um sueco foram as vítimas do terremoto que atingiu a ilha grega Kos, na noite de quinta-feira (20). O tremor de magnitude 6,7 atingiu ainda a costa sul da Turquia, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês).

Eles estavam em um bar e foram atingidos pela queda do teto do estabelecimento, de acordo com a agência Efe. Autoridades locais disseram que 100 pessoas ficaram feridas na ilha grega de Kos. O governador da região Sul do mar Egeu afirmou, em entrevista à TV grega Skai, que outras cinco pessoas ficaram gravemente feridas por causa do terremoto, segundo a CNN. Um vídeo mostra a reação de clientes de um café no momento do tremor:

Terremoto na Turquia e Grécia deixa dois mortos e quase 200 feridos

Terremoto na Turquia e Grécia deixa dois mortos e quase 200 feridos

Atrasos no aeroporto

O terremoto, que durou cerca de meio minuto, levou centenas de pessoas a passar a noite na rua. Nesta sexta-feira (21), a situação se acalmou e boa parte da ilha tenta voltar à normalidade. O trânsito e o comércio funcionam normalmente. Porém, no aeroporto de Kos, centenas de turistas enfrentavam atrasos nos voos por causa do terremoto, segundo a Reuters.

Turistas enfrentam atrasos nos voos no aeroporto da ilha de grega de Kos, nesta sexta-feira (21)  (Foto: Louisa Gouliamaki / AFP )

Turistas enfrentam atrasos nos voos no aeroporto da ilha de grega de Kos, nesta sexta-feira (21) (Foto: Louisa Gouliamaki / AFP )

O epicentro do tremor foi registrado às 22h30 (19h30 em Brasília) a 10 km de profundidade e a 10,3 km da cidade de Bodrum, famoso balneário turco, e a 16,2 km da ilha grega de Kos, que também é um destino turístico. Duas réplicas, de 4,7 e 4,4 de magnitude, ocorreram em seguida.

Homem passa nesta sexta (21) em frente a destroços após terremoto que atingiu a ilha grega de Kos (Foto: Costas Baltas/ Reuters)

Homem passa nesta sexta (21) em frente a destroços após terremoto que atingiu a ilha grega de Kos (Foto: Costas Baltas/ Reuters)

Turquia

Na Turquia, o chefe da Gestão de Desastres e Emergências, Mehmet Halis Bilden, disse que não foi reportada nenhuma morte ou grande estrago no país. Os estragos no país se limitaram às mercadorias de algumas lojas de cerâmica e mobília de bares, além de causar rachaduras em alguns prédios antigos, segundo a imprensa local.

Cerca de 80 pessoas precisaram de atendimento médico, mas as lesões, todas leves, foram causadas por pularem da janela ou das varandas no momento do terremoto, segundo a Efe, citando relatos da mídia local.

O prefeito de Bodrum disse que o terremoto provocou pequenos danos em prédios antigos.

Pequeno tsunami

O tremor causou um pequeno tsunami na região, disse a agência europeia de terremotos EMSC, embora as autoridades turcas afirmem que grandes ondas eram mais prováveis do que um tsunami.

O observatório sismográfico de Kandilli confirmou que tinha sido registrada uma onda de quase meio metro no litoral de Bodrum, segundo o jornal “Hürriyet”. Cerca de 60 carros chegaram a ser atingidos pelas águas. Algumas embarcações menores sofreram danos ou afundaram parcialmente.

 (Foto: Arte/ G1)

(Foto: Arte/ G1)

Compartilhe  

últimas notícias