Diário de São Paulo
Siga-nos

TSE: problema em inteligência artificial causou lentidão em sistema

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou hoje (16) que o atraso de três horas na divulgação dos resultados do primeiro turno foi causado por uma falha no

TSE: problema em inteligência artificial causou lentidão em sistema
TSE: problema em inteligência artificial causou lentidão em sistema

Redação Publicado em 17/11/2020, às 00h00 - Atualizado às 09h05


Pandemia não permitiu testes antes do primeiro turno, diz ministro

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou hoje (16) que o atraso de três horas na divulgação dos resultados do primeiro turno foi causado por uma falha no sistema de inteligência artificial de um computador. TSE: problema em inteligência artificial causou lentidão em sistemaTSE: problema em inteligência artificial causou lentidão em sistema

Ontem (15), após receber informações preliminares das causas do atraso, o presidente do tribunal, ministro Luís Roberto Barroso, afirmou que a lentidão foi provocada por uma falha nos processadores da máquina.

Nesta segunda, após reunião com área de tecnologia da informação, Barroso disse que o supercomputador responsável pela totalização e divulgação dos votos chegou ao tribunal em agosto, devido à pandemia da covid-19, e não houve tempo necessário para fazer todos os testes antes do primeiro turno. O equipamento foi comprado em março.

“Não mudei a versão sobre os fatos. Ontem, a TI tinha diagnosticado que o problema era uma falha no processador, o que efetivamente ocorreu. As análises subsequentes demonstraram que, embora o problema tivesse ocorrido, a causa real era a outra, que eu descrevi aqui. Portanto, não é mudança de versão, é atualização da nossa compreensão do que aconteceu”, explicou.

Durante coletiva de imprensa, o ministro também informou que a Oracle, empresa responsável pelo computador que apresentou defeito, será acionada para resolver o problema até o segundo turno, que será realizado no dia 29 de novembro.

A forma de totalização (soma dos votos) centralizada no TSE vai continuar no segundo turno. Nas eleições passadas, a totalização era feita pelos tribunais regionais eleitorais e foi alterada por motivos de segurança e de custos. Aliado às proteções para evitar ataques de hackers, a novidade também pode ter contribuído para a lentidão, de acordo com o tribunal.

.

.

.

Agência Brasil

Compartilhe  

últimas notícias