Diário de São Paulo
Siga-nos

TSE diz que não deve ocorrer atraso nos resultados do segundo turno

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) afirmou ontem (17) que o atraso na totalização e divulgação dos votos não deve ocorrer no segundo turno das eleições,

TSE diz que não deve ocorrer atraso nos resultados do segundo turno
TSE diz que não deve ocorrer atraso nos resultados do segundo turno

Redação Publicado em 18/11/2020, às 00h00 - Atualizado às 09h41


Resultados do primeiro turno tiveram atraso de três horas

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) afirmou ontem (17) que o atraso na totalização e divulgação dos votos não deve ocorrer no segundo turno das eleições, marcado para 29 de novembro. A conclusão está em uma nota técnica divulgada pelo tribunal, na qual a Corte também garante que o problema está sendo resolvido. TSE diz que não deve ocorrer atraso nos resultados do segundo turnoTSE diz que não deve ocorrer atraso nos resultados do segundo turno

“Equipes técnicas do TSE e da Oracle entendem que a falha no plano de execução no primeiro turno não se repetirá no segundo turno, em 29 de novembro, tendo em vista que o otimizador já está calibrado para processar um volume maior de informações de forma célere”, diz o relatório.

No domingo (15), o atraso de três horas na divulgação dos resultados foi provocado pela falta de calibragem na inteligência artificial de um supercomputador, operado pela empresa de tecnologia Oracle. Diante do problema na leitura dos dados, um dos oito processadores travou e a totalização apresentou lentidão.

O supercomputador foi comprado em março, mas chegou ao tribunal somente em agosto, devido à pandemia da covid-19. Não houve tempo necessário para fazer todos os testes antes do primeiro turno. Dos cinco testes que foram planejados, somente dois foram realizados.

O volume maior no trafego de dados ocorreu porque o TSE passou a centralizar a totalização dos votos de todas as urnas do país. Nas eleições passadas, o trabalho era feito pelos tribunais regionais eleitorais. A mudança foi feita para aumentar a segurança das informações e para conter custos. Segundo o tribunal, a unificação da totalização no TSE protege o sistema de transmissão de votos contra eventuais hackeamentos nos 27 tribunais regionais eleitorais (TREs).

Mais cedo, o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, pediu desculpas aos colegas da Corte e à sociedade brasileira pelo atraso na divulgação dos resultados.

.

.

.

Agência Brasil

Compartilhe  

últimas notícias