Sem categoria
TSE diz que justificativas de ausência via e-Título passam de 503 mil

Tribunal atualiza números de eleitores que não votaram hoje
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) atualizou hoje (29), dia do segundo turno das eleições municipais, que entre as 7h e as 12h05, 503.559 eleitores justificaram ausência às urnas por meio do aplicativo e-Título.
Segundo a Justiça Eleitoral, o aplicativo tem funcionado “adequadamente e sem instabilidade”, diferentemente do primeiro turno, realizado em 15 de novembro, quando o e-Título apresentou falhas, impedindo muitos eleitores de justificar ausência através da ferramenta digital.
Neste segundo turno, só consegue utilizar o e-Título quem baixou o aplicativo e se cadastrou até as 23h59 de sábado (28). A medida foi tomada para evitar a mesma sobrecarga que provocou instabilidade no sistema da Justiça Eleitoral no primeiro turno.
A justificativa pelo aplicativo no dia da eleição dispensa comprovação documental, pois o e-Título se vale do georreferenciamento presente nos celulares para certificar a ausência do eleitor.
Também é possível justificar a ausência pelo aplicativo depois da votação, num prazo de 60 dias, mas nesse caso a Justiça Eleitoral pede que seja anexado algum tipo de comprovação, como uma passagem ou uma reserva de hotel, por exemplo.
Além do aplicativo, a partir de amanhã (30), pelo mesmo prazo de 60 dias, o eleitor pode também justificar sua ausência presencialmente ou na internet, por meio do portal Justifica, do TSE.
Segundo o tribunal, cada turno de votação é contabilizado como uma eleição independente. Caso o eleitor não justifique por três eleições seguidas, pode ficar sujeito a sanções, tendo o título de eleitor cancelado e sendo impedido, por exemplo, de fazer empréstimos em bancos públicos ou emitir documento oficial, entre outras restrições.
.
.
.
AGENCIA BRASIL
-
Economia5 horas atrás
Petrobras sobe preços do diesel e da gasolina novamente
-
Tecnologia22 horas atrás
Google oferece capacitação profissional gratuita para mulheres
-
saúde22 horas atrás
Rosa Weber determina que Ministério da Saúde custeie leitos de UTI na Bahia, Maranhão e São Paulo
-
Polícia23 horas atrás
Fiscalização do Procon encerra festa com 500 pessoas em casa noturna na Zona Norte de SP
-
Política3 horas atrás
Mourão: única saída da pandemia é vacinar todo mundo, o resto é paliativo
-
Esportes24 horas atrás
Grêmio x Palmeiras: final da Copa do Brasil será o 100º jogo do confronto; veja números
-
saúde8 horas atrás
Começa nesta segunda-feira a fase laranja da quarentena na Grande SP
-
Dia a Dia3 horas atrás
Loteria: começam hoje as apostas para a Dupla de Páscoa