Diário de São Paulo
Siga-nos

TSE cassa mandatos de prefeito e vice de Birigui

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu por unanimidade, na terça-feira (22), cassar os mandatos do prefeito de Birigui (SP), Pedro Bernabé, e do vice,

TSE cassa mandatos de prefeito e vice de Birigui
TSE cassa mandatos de prefeito e vice de Birigui

Redação Publicado em 23/11/2016, às 00h00 - Atualizado às 15h04


Prefeito e vice foram eleitos em 2012, sem concorrer às eleições deste ano. Secretário de Negócios Jurídicos, Glauco Peruzzo, assume a prefeitura.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu por unanimidade, na terça-feira (22), cassar os mandatos do prefeito de Birigui (SP), Pedro Bernabé, e do vice, Carlito Vendrame, por suspeita de compra de votos nas eleições de 2012. Segundo o TSE, eles foram eleitos em 2012 e não concorreram às eleições municipais deste ano.

De acordo com informações do TSE, Pedro Bernabé teria oferecido R$ 50 aos funcionários que trabalharam na campanha eleitoral por cada eleitor que eles conseguissem e, caso ele fosse eleito prefeito, receberiam mais R$ 70.

Por meio de nota, Pedro Bernabé informou que fará uma declaração oficial sobre a decisão do TSE na tarde desta quarta-feira (23).

De acordo com o TSE, a votação pelo afastamento do prefeito e do vice foi unânime. Com a cassação, quem assume a prefeitura de Birigui até o final do ano é o secretário de Negócios Jurídicos, Glauco Peruzzo.

Segundo informações da prefeitura da cidade, isso ocorre porque o presidente da câmara de Birigui, Cristiano Salmeirão, renunciou ao cargo da presidência da Câmara para se dedicar à transição de governo. Cristiano Salmeirão foi eleito prefeito de Birigui e assume à prefeitura no ano que vem.

A decisão desta terça-feira (22) também mantém a inelegibilidade do vice e do prefeito, além de uma multa aplicada a eles pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP). O valor da multa não foi divulgado.

Compartilhe  

Tags

últimas notícias