Diário de São Paulo
Siga-nos

TSE cancela diplomação de prefeito eleito de Ilha Solteira

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu a diplomação do prefeito eleito de Ilha Solteira (SP), Edson Gomes (PP). A publicação da decisão aconteceu uma

TSE cancela diplomação de prefeito eleito de Ilha Solteira
TSE cancela diplomação de prefeito eleito de Ilha Solteira

Redação Publicado em 19/12/2016, às 00h00 - Atualizado às 21h27


Recurso da Procuradoria impediu homologação do resultado das eleições.
Edson Gomes tem mandado de prisão expedido pela Justiça contra si.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu a diplomação do prefeito eleito de Ilha Solteira (SP), Edson Gomes (PP). A publicação da decisão aconteceu uma hora antes do início da cerimônia de diplomação nesta segunda-feira (19).  Edson Gomes é acusado de improbidade administrativa, tem um pedido de prisão expedido pela Justiça e é considerado foragido.

O pedido foi feito pela Procuradoria Geral do Estado de São Paulo (PGE), após recurso do Ministério Público Eleitoral (MPE) que discorda da decisão do TSE que validou a candidatura e os 7.117 votos obtidos por Gomes.

De acordo com a publicação, o ministro do TSE, Napoleão Nunes Maia Filho, concordou com a tese da procuradoria, que havia um risco iminente em se diplomar Edson Gomes, “com sérias implicações ao requisito constitucional da moralidade para o exercício do mandato eletivo”, diz o documento.

A diplomação é a validação dos resultados eleitorais. A partir daí, os prefeitos e vereadores eleitos podem assumir o cargo no dia 1º de janeiro. Como Edson Gomes tem um mandado de prisão contra si, caso ele aparecesse na diplomação, seria preso. Com isso, seu filho, Otávio Gomes, candidato a vice na mesma chapa, seria diplomado em seu lugar. Com a decisão ele também não poderá assumir.

Não há uma data para a nova diplomação.

Entenda o caso
Edson Gomes é acusado de fazer parte de um esquema de corrupção para burlar licitações enquanto foi prefeito de Ilha Solteira. Ele tem um mandado de prisão preventiva contra si expedido em 29 de novembro. O ex-secretário de Cultura da cidade, Nilson Miranda Nantes, e um empresário ligado ao ramo de shows, Uesley Jânio Vieira Severo, estão presos. Gomes é considerado foragido.

Os advogados do prefeito eleito tentaram três pedidos de Habeas Corpus, todos negados. O último, contudo, ainda será julgado, mas liminar expedida pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) foi desfavorável a Gomes.

Compartilhe  

últimas notícias