Diário de São Paulo
Siga-nos

Trump e Biden se atacam em últimos comícios antes das eleições

Donald Trump e Joe Biden utilizaram do último sábado antes das eleições para se atacarem em comícios de campanha feitos em estados que podem definir o

Diário de São Paulo
Diário de São Paulo

Redação Publicado em 31/10/2020, às 00h00 - Atualizado às 21h18


Candidatos estiveram em estados-pêndulo, que podem decidir as eleições

Donald Trump e Joe Biden utilizaram do último sábado antes das eleições para se atacarem em comícios de campanha feitos em estados que podem definir o resultado da disputa, que se encerra em 3 de novembro.

O candidato democrata, Biden, foi a Michigan no começo da tarde, em evento que contou também com a presença do ex-presidente Barack Obama.

“Na terça, vocês podem escolher a mudança, e tudo está em jogo. Nossos empregos, nosso plano de saúde e o combate e a pandemia estão em jogo”, disse Obama.

Obama também comparou o desempenho dos EUA com o do Canadá, que teve bem menos mortes, mesmo na comparação proporcional. “Tuitar não resolve as coisas. É preciso de um plano. (…) Joe não vai chamar os cientistas de idiotas”, afirmou, à uma plateia que assistia o discurso de dentro de carros.

Biden também atacou a atuação de Trump na pandemia. “Esse presidente sabia em janeiro que o vírus era mortal, como essa pandemia era perigosa. E mentiu para o povo americano”, disse. “O primeiro passo para vencer o vírus é derrotar Donald Trump”.

Em Michigan, as pesquisas mostram vantagem do candidata democrata,  51,4% ante 42,7% de Trump segundo o site FiveThirtyEight.

Trump, que esteve na Pensilvânia, também utilizou grande parte do seu tempo para atacar o rival. “O plano de Biden para abolir a energia americana é uma sentença de morte para a Pensilvânia. Um voto para Biden é um voto para banir o fracking [extração por fraturamento hidráulico] e mandar a Pensilvânia para um pesadelo de pobreza e depressão. O preço do gás vai explodir e a renda das famílias vai desabar. Eu sempre vou defender a energia da Pensilvânia”, disse o republicano. “Este será o estado que vai salvar o sonho americano.”

A Pensilvânia é um dos estados onde é feita a extração de petróleo e gás do solo usando fraturamento hidráulico. A técnica ajudou os EUA a ampliarem a sua produção de combustíveis, mas é questionada por ser poluente e danificar o ambiente.

Trump ainda acusou a imprensa e as grandes empresas de tecnologia de ocultarem informações prejudiciais a Biden e disse que o rival enriqueceu às custas da pobreza americana, ganhando dinheiro com a saída de fábricas dos EUA rumo a outros países, sem apresentar provas. Havia muita aglomeração no local do comício.

Segundo a agenda de Trump, seu domingo deve ser movimentado: ele deve visitar Michigan, Iowa, Carolina do Norte, Geórgia e Flórida.

Já Biden, estairá na Filadélfia, partindo depois para a Pensilvânia. Michigan e Pensilvânia são estados-pêndulo, onde o partido vencedor costuma mudar a cada eleição. Por isso, são considerados decisivos: ganhar em cada um deles aumenta muito as chances de vitória nacional.

.

.

.

IG

Compartilhe  

últimas notícias