Diário de São Paulo
Siga-nos

Trump diz que Google é ‘manipulado’ para mostrar resultados negativos sobre ele; empresa nega

O presidente Donald Trump afirmou nesta terça-feira (28) que os resultados do Google são "manipulados" porque quem pesquisa sobre ele só encontra resultados

Trump diz que Google é ‘manipulado’ para mostrar resultados negativos sobre ele; empresa nega
Trump diz que Google é ‘manipulado’ para mostrar resultados negativos sobre ele; empresa nega

Redação Publicado em 28/08/2018, às 00h00 - Atualizado às 14h55


O presidente Donald Trump afirmou nesta terça-feira (28) que os resultados do Google são “manipulados” porque quem pesquisa sobre ele só encontra resultados negativos, e questionou se esse tipo de procedimento não seria ilegal. A empresa negou as acusações.

O presidente vem atacando gigantes da mídia social dos EUA nos últimos dias por supostamente censurar vozes conservadoras, uma alegação sem fundamentos, mas amplamente aceita por seus seguidores.

“Os resultados de pesquisa no Google para ‘Trump Notícias’ mostram apenas a exibição/divulgação da mídia de notícias falsas”, afirmou presidente no Twitter, usando um termo que costuma usar para se referir a veículos que o criticam.

“Em outras palavras, eles têm MANIPULADO, sobre mim e sobre outros, de modo que quase todas as histórias e notícias são RUINS. A falsa CNN é proeminente nisso. A mídia justa e republicana/conservadora está excluída. Ilegal?”

De acordo com Trump, “96% dos resultados da ‘Trump Notícias’ são da mídia nacional de esquerda”, que ele descreve como algo “muito perigoso”.

“O Google e outros estão suprimindo as vozes de conservadoras e escondendo informações e notícias que são boas. Eles estão controlando o que podemos e não podemos ver. Essa é uma situação muito séria – será abordada!”

Em nota, o Google afirmou que não há manipulação política nos resultados de busca e que a cada ano melhora o seu algoritimo para garantir que os resultados sejam os mais relevantes possíveis.

Veja a íntegra da nota:

“Quando os usuários digitam consultas na barra de pesquisa do Google, nosso objetivo é garantir que eles recebam as respostas mais revelantes em questão de segundos. A busca não é usada para definir uma agenda política e nós não distorcemos nossos resultados em direção a qualquer ideologia política. A cada ano, fazemos uma centena de melhorias aos nossos algoritmos para garantir que eles exibam conteúdo de alta qualidade em respostas às consultas dos usuários. Trabalhamos continuamente para melhorar a pesquisa do Google e nunca ranqueamos os resultados da pesquisa para manipular o sentimento político”.

Pesquisa de opinião

Uma pesquisa do Pew Research Center divulgada em junho mostrou que 43% dos americanos acreditam que as principais empresas de tecnologia apoiam as opiniões dos liberais sobre os conservadores e 72% aceitam a ideia de que as plataformas de mídia social censuram ativamente visões políticas opostas.

Entre os republicanos e os independentes republicanos, 85% disseram achar que os sites de mídia social intencionalmente censuram pontos de vista políticos, revela a pesquisa.

No entanto, vários estudos sugerem que os conservadores estão prosperando nas mídias sociais. Twitter e Facebook negaram qualquer tipo de censura no policiamento de suas plataformas.

Compartilhe  

últimas notícias