Diário de São Paulo
Siga-nos

Trump diz que envolvidos em incidente em Charlottesville serão punidos

0 presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira (14) que determinou uma investigação sobre o ataque que matou uma mulher em Charlottesville,

Trump diz que envolvidos em incidente em Charlottesville serão punidos
Trump diz que envolvidos em incidente em Charlottesville serão punidos

Redação Publicado em 14/08/2017, às 00h00 - Atualizado às 14h16


Dois dias após os confrontos, o mandatário subiu o tom e chamou de “repugnantes” grupos neonazistas e entidades que pregam a supremacia branca.

0 presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira (14) que determinou uma investigação sobre o ataque que matou uma mulher em Charlottesville, e assegurou que os envolvidos no incidente serão punidos.

A investigação, segundo Trump, vai envolver o FBI e o procurador-geral do país, Jeff Sessions. “Não vamos poupar recursos parar proteger cidadãos americanos”, garantiu, dois dias após os confrontos.

No pronunciamento, o mandatário chamou de “repugnantes” grupos neonazistas e entidades que pregam a supremacia branca, e disse que o racismo é “perverso”.

No sábado (12), Charlottesville foi palco confrontos de integrantes da supremacia branca com grupos anti-extremistas. Um homem de 20 anos jogou o carro que dirigia contra um grupo que protestava contra a supremacia branca, matando uma mulher e deixando pelo menos 19 feridos.

Pressão

Desde o começo do final de semana, Trump está sob intensa pressão política, tanto de democratas quanto dos próprios republicanos.

Ele foi criticado por não ter nomeado os grupos extremistas em sua declaração logo após os confrontos em Charlottesville. No sábado, o republicano em sua conta oficial no Twitter afirmou: “Nós todos devemos estar unidos e condenar tudo o que representa o ódio. Não há lugar para esse tipo de violência na América. Vamos continuar unidos”, declarou.

Na avaliação dos críticos, a mensagem divulgada no sábado deixou implícia uma condenação tanto dos manifestantes de extrema direita quanto dos anti-extremistas pelos violentos confrontos em Charlottesville, na Virgínia. Até mesmo membros do Partido Republicano estavam entre os críticos.

No domingo (13), a Casa Branca divulgou uma nota dizendo que o chefe de estado estava condenando todas as formas de “violência, intolerância e ódio” quando falou sobre os confrontos em Charlottesville, incluindo “supremacistas brancos, Ku Klux Klan, neonazistas e todos os grupos extremistas”.

Compartilhe  

últimas notícias