Diário de São Paulo
Siga-nos

Trump ameaça retaliar Brasil por tarifa sobre etanol dos EUA; entenda

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou na noite de segunda-feira (10) na Casa Branca que o País pode impor tarifas a produtos brasileiros se o

Trump ameaça retaliar Brasil por tarifa sobre etanol dos EUA; entenda
Trump ameaça retaliar Brasil por tarifa sobre etanol dos EUA; entenda

Redação Publicado em 11/08/2020, às 00h00 - Atualizado às 15h22


Presidente norte-americano diz que ‘não quer ninguém nos tarifando’ e fala em reciprocidade de taxas entre países

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou na noite de segunda-feira (10) na Casa Branca que o País pode impor tarifas a produtos brasileiros se o governo de Jair Bolsonaro não reduzir as taxas do Brasil ao etanol norte-americano.

Perguntado sobre a pressão que estaria fazendo para que o Brasil elimine tarifas sobre a importação do produto dos EUA, Trump afirmou que “em algum momento” esse assunto será discutido.

“Nós não queremos ninguém nos tarifando, embora eu tenha uma relação muito boa com o presidente Bolsonaro”, disse o presidente dos EUA. “No que se refere ao Brasil, se eles impõem tarifas, nós temos de ter uma equalização de tarifas. Vamos apresentar algo que tenha a ver com tarifas, e com justiça. Porque muitos países, por muitos anos, têm nos cobrado tarifas para fazer negócios, e nós não cobramos deles. E isso se chama reciprocidade, se chama tarifas recíprocas, e talvez você veja algo sobre isso muito em breve”, indicou Trump.

Produtores brasileiros de etanol pressionam o governo federal para restabelecer, em setembro, a tarifa de importação de 20% prevista na Tarifa Externa Cocum (TEC) no Mercosul para a importação do combustível dos Estados Unidos.

No próximo dia 31 de agosto vence o prazo da isenção de importação para até 750 milhões de litros de etanol concedida pelo governo brasileiro no ano passado, e os produtores não querem que ela seja renovada.

A questão já está provocando uma queda de braço nos bastidores do setor. De um lado os produtores brasileiros defendem o fim das isenções. De outro, os produtores de etanol americanos pressionam para que o governo brasileiro amplie a tarifa zero para todas as exportações do combustível dos EUA para o Brasil, sem cotas.

Os produtores brasileiros argumentam que os Estados Unidos, apesar de terem sido beneficiados com tarifa zero até o volume de 750 milhões de litros, não concederam qualquer contrapartida em relação às tarifas de exportação do açúcar brasileiro , por exemplo, que chegam perto de 140%.

De janeiro a abril deste ano foram importados pelo Brasil um total de 741,6 milhões de litros de etanol, das quais 663,7 milhões dos Estados Unidos.

iG

Compartilhe  

últimas notícias