Diário de São Paulo
Siga-nos

Trump ameaça impor tarifas de 20% sobre veículos da União Europeia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou nesta sexta-feira (22) impor sobretaxas de 20% sobre exportações de veículos da União Europeia, um mês

Trump ameaça impor tarifas de 20% sobre veículos da União Europeia
Trump ameaça impor tarifas de 20% sobre veículos da União Europeia

Redação Publicado em 22/06/2018, às 00h00 - Atualizado às 15h39


‘Fabriquem eles aqui!’, disse o presidente dos EUA em sua conta no Twitter, em meio a temores sobre guerra comercial.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou nesta sexta-feira (22) impor sobretaxas de 20% sobre exportações de veículos da União Europeia, um mês depois que seu governo iniciou análise sobre se as importações de veículos europeus representam uma ameaça à segurança nacional.

“Se estas tarifas e barreiras não forem quebradas e removidas, vamos colocar uma tarifa de 20% sobre todos os carros deles que vierem aos EUA. Fabriquem eles aqui!”, escreveu Trump em sua conta no Twitter.

O Departamento de Comércio dos EUA quer concluir a análise sobre as importações de veículos e autopeças até o final de julho ou agosto, afirmou na quinta-feira o secretário de Comércio, Wilbur Ross.

Guerra comercial

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos (Foto: Yves Herman/Reuters)

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos (Foto: Yves Herman/Reuters)

A União Europeia vai começar a cobrar tarifas de importação de 25% sobre uma série de produtos norte-americanos nesta sexta. A medida é uma retaliação aos Estados Unidos, que impuseram sobretaxas para aço e alumínio do bloco no início de junho.

A comissão adotou formalmente a medida que estabelece as tarifas sobre 2,8 bilhões de euros (US$ 3,2 bilhões) em mercadorias dos EUA, incluindo uísque bourbon, motocicletas, milho doce e suco de laranja.

“Nossa resposta é comedida, proporcional e totalmente de acordo com as normas da Organização Mundial do Comércio (OMC)”, afirmou em um comunicado divulgado na quarta-feira (20) a comissária europeia do Comércio, Cecilia Malmström. “Se os Estados Unidos eliminarem suas tarifas, as nossas medidas também serão eliminadas”, completou.

“Não queríamos estar nesta posição. No entanto, a decisão unilateral e injustificada dos Estados Unidos de impor tarifas no aço e alumínio europeu significa que não temos outra opção”, justificou, na ocasião.

A tensão comercial entre os países esquentou a partir de março, quando o presidente americano Donald Trump anunciou a imposição de tarifas do aço importado de diversos países pelos Estados Unidos. Trump também tomou outras medidas contra produtos importados, como a imposição de taxas sobre produtos chineses alegando roubo à propriedade intelectual.

Compartilhe  

últimas notícias