Diário de São Paulo
Siga-nos

Triste retrato da diocese de São José do Rio Preto

Nós leigos e leigas da diocese de São José do Rio Preto, queremos expressar a nossa tristeza em relação ao momento que estamos atravessando desde 2013 em

Triste retrato da diocese de São José do Rio Preto
Triste retrato da diocese de São José do Rio Preto

Redação Publicado em 16/09/2016, às 00h00 - Atualizado às 13h40


Nós leigos e leigas da diocese de São José do Rio Preto, queremos expressar a nossa tristeza em relação ao momento que estamos atravessando desde 2013 em relação a nossa Igreja diocesana. Está muito difícil manter a nossa identidade como católicos na sociedade devido o que já saiu na imprensa e a maneira de nosso bispo D. Tomé Ferreira da Silva atuar como pastor. Seu distanciamento em relação a nós leigos é muito grande e também é uma reclamação dos padres o difícil acesso ao nosso bispo que faz acepção de padres. É muito grande a perseguição aos padres que não concorda com as suas ideias. Já houve casos de leigos serem mal recebidos em audiência.

Estamos indignados com a falta de misericórdia de D. Tomé para com os novos diáconos da nova Diocese de Votuporanga negando a eles o uso de Ordem, isto é, não permitindo o uso do Sacramento da Ordem para presidir celebrações da Palavra, casamentos e batizados, inclusive proibindo-os de usar túnica, por tempo indeterminado de maneira arbitrária só porque solicitaram um plano de saúde os quais têm todo direito como qualquer cidadão.  O bispo os recebeu mal e os humilhou muito.

Nossa diocese não pode continuar dessa maneira, com o pastor que temos que é totalmente oposto ao querido Papa Francisco que pede que derrubem as barreiras entre a hierarquia e o povo e que vá ao encontro das ovelhas e, no entanto, em nossa diocese se ergue muralhas. Estamos inconformados também com o Cardeal arcebispo de São Paulo D. Odilo Pedro Scherer e o arcebispo de Ribeirão Preto D. Moacir Silva que são coniventes com a situação e nada fizeram até o momento. O Núncio Apostólico D. Giovanni d’Aniello recebe denúncias de nós leigos e estamos esperando uma solução e até o momento também se omitiu, mas temos esperança de que ele vai tomar alguma atitude.

A diocese está estagnada do ponto de vista pastoral, as comissões diocesanas ruindo, autoritarismo, repressão, comentários ruins na sociedade, nas redes sociais e e-mail que recebemos de leigos e padres desabafando inconformados. Estamos sem perspectivas. É comum muitas pessoas afirmarem eu não ofertam mais o dízimo enquanto essa situação perdurar. É bom saber que quem sustenta na prática uma diocese junto com o bispo somos nós os leigos e os padres, por isso merecemos toda atenção, respeito e uma resposta e, no entanto, é só silêncio e descaso.

Não estamos protestando contra a diocese e nem contra a pessoa do bispo, mas só queremos uma solução rápida porque a situação está muito difícil. Somos leigos que amamos a Igreja de Jesus Cristo e queremos um bispo que seja pastor que venha ao encontro das ovelhas para dialogar e partilhar de nossas alegrias e angústias, que leve em consideração o laicato, que tenha consideração pelos padres que também são os pastores de cada paróquia.

Queremos expressar a nossa profunda tristeza e peçamos a oração de todos para que Deus tenha misericórdia de nossa diocese para que tudo se resolva da melhor forma para o bem da Igreja de Jesus Cristo. Pedimos também às instâncias superiores que ouçam o nosso clamor.

Grupo de leigos conscientes.

Compartilhe  

últimas notícias