Diário de São Paulo
Siga-nos

Trincado: com apenas 4% de gordura, jogador de badminton desbanca triatletas em teste físico

Anatomia: jogador de badminton

jogador de badminton
jogador de badminton

Redação Publicado em 08/01/2021, às 00h00 - Atualizado às 12h49


Bronze na Rio 2016, britânico Marcus Ellis passa por análise no laboratório da Universidade de Westminster e impressiona com resultados comparáveis aos de atletas de endurance

Se alguém ainda tem a impressão de que o badminton é um esporte pouco físico, o britânico Marcus Ellis está prestes a desconstruir essa imagem. Levado ao laboratório da Universidade de Westminster, em Londres, para uma análise de sua anatomia, o medalhista de bronze nas duplas nas Olimpíadas do Rio, em 2016, surpreendeu com resultados que o colocam na mesma categoria de atletas de ultra-resistência – como triatletas ou ciclistas.

Anatomia: jogador de badminton

O teste de Ellis começou com o bod pod, aparelho que analisa toda a composição corporal do indivíduo. O baixo percentual de gordura do britânico – 4% – é o mesmo normalmente encontrado em ciclistas, e mais baixo que o padrão dos triatletas (em torno de 5%). O resultado surpreendeu a velocista olímpica Lolo Jones, que acompanhou a análise ao lado do cientista do esporte, Bradley Elliott.

– Badminton! Quem diria que eles seriam os atletas mais em forma, trincados? Ele quase quebrou a máquina, de tão magro – brincou Lolo. – O percentual de gordura o coloca entre os melhores atletas de resistência do mundo. Jogadores de badminton carregam seu peso por longos períodos correndo na quadra, então faz sentido que ele seja magro.

Marcus Ellis (atrás) e Chris Langridge em ação nas Olimpíadas do Rio — Foto: AP Photo/Vincent Thian

Marcus Ellis (atrás) e Chris Langridge em ação nas Olimpíadas do Rio — Foto: AP Photo/Vincent Thian

No teste de capacidade anaeróbia, Ellis voltou a surpreender ao alcançar o pico de potência de um velocista de elite em apenas cinco segundos. Não chega a surpreender que ele tenha apresentado uma queda de ritmo do meio para o fim dos testes – algo coerente com a dinâmica de um esporte marcado por movimentos rápidos intermeados por pausas abruptas.

Ellis também brilhou no salto com contramovimento, em que a pessoa pula no mesmo lugar e tenta atingir a maior altura possível. Sem surpresa devido à natureza do badminton, que requer boa impulsão no momento do smash, por exemplo, o britânico chegou a incríveis 51cm, bem acima de atletas de esportes como esgrima (45cm) e judô (41cm)

“Ele pulou 51 centímetros, isso é muito alto. Mesmo no badminton, esses números são muito, muito altos” – Bradley Elliott.

.

.

.

GE – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias