Internacional
Trincado: com apenas 4% de gordura, jogador de badminton desbanca triatletas em teste físico

Bronze na Rio 2016, britânico Marcus Ellis passa por análise no laboratório da Universidade de Westminster e impressiona com resultados comparáveis aos de atletas de endurance
Se alguém ainda tem a impressão de que o badminton é um esporte pouco físico, o britânico Marcus Ellis está prestes a desconstruir essa imagem. Levado ao laboratório da Universidade de Westminster, em Londres, para uma análise de sua anatomia, o medalhista de bronze nas duplas nas Olimpíadas do Rio, em 2016, surpreendeu com resultados que o colocam na mesma categoria de atletas de ultra-resistência – como triatletas ou ciclistas.
Anatomia: jogador de badminton
O teste de Ellis começou com o bod pod, aparelho que analisa toda a composição corporal do indivíduo. O baixo percentual de gordura do britânico – 4% – é o mesmo normalmente encontrado em ciclistas, e mais baixo que o padrão dos triatletas (em torno de 5%). O resultado surpreendeu a velocista olímpica Lolo Jones, que acompanhou a análise ao lado do cientista do esporte, Bradley Elliott.
– Badminton! Quem diria que eles seriam os atletas mais em forma, trincados? Ele quase quebrou a máquina, de tão magro – brincou Lolo. – O percentual de gordura o coloca entre os melhores atletas de resistência do mundo. Jogadores de badminton carregam seu peso por longos períodos correndo na quadra, então faz sentido que ele seja magro.
/s.glbimg.com/es/ge/f/original/2016/08/16/rio_olympics_badminto_amar_1.jpg?resize=647%2C451&ssl=1)
Marcus Ellis (atrás) e Chris Langridge em ação nas Olimpíadas do Rio — Foto: AP Photo/Vincent Thian
No teste de capacidade anaeróbia, Ellis voltou a surpreender ao alcançar o pico de potência de um velocista de elite em apenas cinco segundos. Não chega a surpreender que ele tenha apresentado uma queda de ritmo do meio para o fim dos testes – algo coerente com a dinâmica de um esporte marcado por movimentos rápidos intermeados por pausas abruptas.
Ellis também brilhou no salto com contramovimento, em que a pessoa pula no mesmo lugar e tenta atingir a maior altura possível. Sem surpresa devido à natureza do badminton, que requer boa impulsão no momento do smash, por exemplo, o britânico chegou a incríveis 51cm, bem acima de atletas de esportes como esgrima (45cm) e judô (41cm)
“Ele pulou 51 centímetros, isso é muito alto. Mesmo no badminton, esses números são muito, muito altos” – Bradley Elliott.
.
.
.
GE – Globo Esporte.
-
Diário do Pet20 horas atrás
Animais não são descartáveis!
-
Esportes23 horas atrás
Corinthians indica saída de trio em junho e diz já ter reduzido R$ 2 milhões na folha salarial
-
São Paulo3 horas atrás
Assessor de senador Major Olimpio internado com Covid deixa hospital após 35 dias: ‘Fiquei uma semana sem voz’
-
Esportes23 horas atrás
Após recorde de Ângelo, Santos forma top 3 dos brasileiros mais jovens com gol em Libertadores
-
Esportes20 horas atrás
LeBron, Hamilton e outros astros do esporte lamentam morte do rapper DMX
-
Esportes21 horas atrás
Pesagem do UFC: Norma Dumont estoura peso e luta é cancelada; veja as encaradas
-
saúde4 horas atrás
Mais de 57 mil pessoas ainda não retornaram para receber a 2ª dose da vacina Coronavac na cidade de SP
-
Esportes20 horas atrás
São Paulo com novo patrocinador? Checamos vídeo que viralizou