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Trens das Linhas 8 e 9 têm circulação afetada em mais uma manhã de falhas na operação

Os trens das Linha 8 e 9 têm a circulação afetada na manhã desta segunda-feira (28) em um dia de falhas na operação da ViaMobilidade.

Trens das Linhas 8 e 9 têm circulação afetada em mais uma manhã de falhas na operação
Trens das Linhas 8 e 9 têm circulação afetada em mais uma manhã de falhas na operação

Redação Publicado em 28/03/2022, às 00h00 - Atualizado às 07h14


Os trens das Linha 8 e 9 têm a circulação afetada na manhã desta segunda-feira (28) em um dia de falhas na operação da ViaMobilidade.

De acordo com a concessionária responsável pelas linhas, devido à falha no sistema de alimentação elétrica entre as Estações Imperatriz Leopoldina e Presidente Altino, desde as 4h a Linha 8-Diamante opera com velocidade reduzida e maior tempo de parada nas estações, com trens circulando por via singela (via única) entre as duas estações.

Já na Linha 9-Esmeralda, os trens circulam somente entre as estações Grajaú e Presidente Altino.

Aglomeração em estação da Linha 8 - Diamante  — Foto: Reprodução/TV Globo

Aglomeração em estação da Linha 8 – Diamante — Foto: Reprodução/TV Globo

Usuários com destino à estação Osasco é necessário utilizar a Linha 8 -Diamante. Técnicos estão atuando para normalizar a situação.

As Linhas 8 e 9 do transporte sobre trilhos registram um aumento nos problemas técnicos desde que operação deixou de ser da gerenciada pela CPTM, após a concessionária ViaMobilidade assumir a gestão.

Furtos de cabos, falhas de energia entre outras razões têm provocado, semanalmente, transtornos aos passageiros, que enfrentam plataformas e vagões abarrotados, além de horas de espera para embarcar.

Por dia, cerca de 500 mil passageiros utilizam a Linha 8-Diamante. Já a Linha 9-Esmeralda atende aproximadamente 600 mil pessoas diariamente.

Multa de R$ 4,3 milhões

A concessionária ViaMobilidade pode receber multas de até R$ 4,3 milhões por conta da sucessão de falhas ocorridas nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda do transporte sobre trilhos de São Paulo, que registraram mais de 30 problemas nos últimos meses.

Em reunião realizada com representantes da Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) da prefeitura, a empresa foi notificada “em razão de descumprimentos de procedimentos operacionais e da interrupção da prestação do serviço”.

Em nota, a secretaria destacou que a concessionária tem um prazo de 15 dias para manifestação e apresentação de defesa.

“Após a finalização dos processos administrativos, a pasta poderá aplicar as sanções cabíveis”, disse a secretaria.

Ainda segundo a pasta, a ViaMobilidade apresentou “ações urgentes e imediatas que serão adotadas para mitigar as falhas operacionais ocorridas nas últimas semanas”.

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G1

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