Diário de São Paulo
Siga-nos

Torcidas organizadas assinam termo de responsabilidade para entrada de instrumentos em estádios de SP

Em uma reunião com o Ministério Público (MP), Poder Judiciário, Federação Paulista de Futebol, na noite desta terça-feira (1), 17 torcidas organizadas do

Torcidas organizadas assinam termo de responsabilidade para entrada de instrumentos em estádios de SP
Torcidas organizadas assinam termo de responsabilidade para entrada de instrumentos em estádios de SP

Redação Publicado em 02/08/2017, às 00h00 - Atualizado às 16h29


Documento também impõe série de comprometimentos por parte das torcidas.

Em uma reunião com o Ministério Público (MP), Poder Judiciário, Federação Paulista de Futebol, na noite desta terça-feira (1), 17 torcidas organizadas do Estado de São Paulo assinaram um termo de responsabilidade de prevenção da violência nos estádios e que estabelece flexibilidade nas medidas restritivas. As decisões passam a ser válidas nesta quarta-feira (2).

O promotor de Justiça Paulo Sério Castilho apresentou permissões e restrições às torcidas. Desta forma, fica permitida a entrada de instrumentos musicais nos estádios e mantida a decisão de torcida única em clássicos paulistas que acontecem em jogos entre Santos, Palmeiras, São Paulo e Corinthians.

As torcidas que assinaram o termo são: Independente, Dragões da Real, Falange Tricolor, do São Paulo; Mancha Alvi Verde, TUP, Savoia, Pork’s, Rasta Alvi Verde, do Palmeiras; Torcida Jovem, Força Jovem, do Santos; Jovem Guarani, Guerreiros da Tribo, Furia Independente, do Guarani; Ju-Jovem, do Juventus; Uniformizada Serponte, da Ponte Preta; Almanac, do Nacional; e a Fiel Força Tricolor, do Botafogo de Ribeirão Preto.

As torcidas organizadas do Corinthians, Gaviões da Fiel, Coringão Chopp, Camisa Doze e Pavilhão Nove, devem obter autorização do Poder Judiciário do Estado do rio de Janeiro para assinar o termo de compromisso. O órgão expediu decisões restritivas às instituições.

Para que as permissões sejam cumpridas, um representante de cada torcida deverá participar de reuniões preparatórias dos jogos na sede da organização da PM. Além disso, a venda dos ingressos do setor das torcidas organizadas acontecerá por meio eletrônico, com os dados do comprador.

As torcidas se comprometeram a:

  • Não praticar atos de violência;
  • Respeitar ao Poder Público e à Polícia Militar;
  • Não acender qualquer tipo de engenho pirotécnico;
  • Fornecer o cadastro atualizado dos seus associados e manter cadastro junto à Federação Paulista de Futebol;
  • Solicitar o acesso de materiais/instrumentos musicais, identificando os responsáveis e o representante que fará contato com o policiamento no dia da partida (com ofício ao comando da PM responsável pelo policiamento, a quem ficará o critério de autorização para entrada de tais materiais);
  • Cumprir o horário agendado para a escolta policial;
  • No dia do jogo, um representante da torcida deverá fazer contato com o comandante do policiamento.
Compartilhe  

últimas notícias