Diário de São Paulo
Siga-nos

Torben Grael festeja ouro de Martine e Kahena e elogia retomada: “São especiais”

Um dos maiores nomes da história da vela do Brasil, Torben Grael é só elogios para Martine Grael e Kahena Kunze após elas conquistarem o bicampeonato olímpico

TORBEN
TORBEN

Redação Publicado em 03/08/2021, às 00h00 - Atualizado às 13h01


Um dos maiores nomes da história da vela do Brasil, Torben Grael é só elogios para Martine Grael e Kahena Kunze após elas conquistarem o bicampeonato olímpico da classe 49er FX nas Olimpíadas de Tóquio 2020. Pai de Martine e técnico da dupla, o ex-velejador exaltou a trajetória das brasileiras na competição, enaltecendo como elas superaram momentos de dificuldade para conseguirem a segunda medalha de ouro da categoria em Jogos Olímpicos.

Martine e Kahena em ação na regata que garantiu a medalha de ouro para o Brasil — Foto: REUTERS/Carlos Barria

Martine e Kahena em ação na regata que garantiu a medalha de ouro para o Brasil — Foto: REUTERS/Carlos Barria

– É um momento muito especial. Foi uma Olimpíada em que não foi tudo suave, tudo correu bem, tudo deu certo. Elas tiveram aquela primeira regata em que estavam ganhando, tiveram problema e acabaram em 15º. Depois bateram na boia numa largada, tiveram penalidade, bateram na outra equipe. Depois tomaram penalidade na largada de novo. Estava difícil. Mas elas foram remando, foram remando, conseguiram chegar na última regata empatada na liderança. E hoje elas foram realmente especiais. Elas são muito boas com pressão e mostraram outra vez isso hoje – comemorou Torben em entrevista à TV Globo.

Como elas mesmas disseram após cruzarem a linha de chegada da regata da medalha, Martine e Kahena tiveram que fazer uma corrida de recuperação ao longo das 12 regatas que antecederam a medal race. A 15ª colocação na estreia foi uma das regatas ruins da dupla, assim como outras quatro. Com a ajuda de duas vitórias (terceira e sétima provas) e um 2º lugar na penúltima corrida, as brasileiras entraram na medal race empatadas em pontos com a Holanda, sem estar na liderança da classificação geral apenas pelo critério de desempate (número de melhores colocações). Na regata decisiva, tiveram um desempenho dominante contra as rivais e faturaram o ouro com a 3ª posição na prova.

Martine Grael e Kahena Kunze conquistam o ouro na vela classe 49er FX

Martine Grael e Kahena Kunze conquistam o ouro na vela classe 49er FX

Martine e Kahena igualaram o próprio Torben como exemplos de brasileiros que possuem dois ouros em Olimpíadas.

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias