Esportes
Top-10 do surfe, Juliana dos Santos relata rotina dura, faz “vaquinha” por casa e ganha apoio de Medina

Cearense promessa do esporte dorme no chão e fica sem comer alguns dias da semana em prol da família
Uma das promessas do surfe brasileiro, Juliana dos Santos está entre as esperanças da nova geração da modalidade. Oitava colocada no ranking nacional, a surfista natural de Fortaleza tem 21 anos e já acumula títulos, como o Campeonato Cearense Open de 2020. Apesar do currículo, a atleta vive uma realidade longe dos grandes holofotes, tendo como rotina a extrema pobreza e muitas dificuldades.
– Tem uma vaquinha rolando (ajude a surfista), está crescendo o apoio. Algumas pessoas do surfe já me procuraram. Sou surfista do Titanzinho desde os cinco anos de idade. Com oito anos, comecei a competir. Graças a Deus cheguei até aqui, independente das dificuldades. Não é fácil atleta viver sem patrocínio, sem apoio. Mas estou aqui… Sou campeã cearense em 2020 e a oitava melhor do País – afirma, em entrevista ao ge.
– Gabriel Medina, Caio Ibelli, Alejo Muniz e uma galera já entraram em contato – completou.
A cearense mora na comunidade do Titanzinho, no bairro Serviluz, na periferia de Fortaleza. Sobrevivendo com pouquíssimos recursos, a surfista mora em um cômodo de apenas cinco metros quadrados com mais quatro familiares – avó, mãe, irmã e tia. Todos os dias, Juliana precisa dormir no chão para dar conforto às familiares, que vivem com ela.
Na hora de comer, a realidade também aperta para a atleta. Com recursos bastante escassos, Juliana dos Santos abre mão de se alimentar alguns dias da semana em favor da família. As condições sanitárias da casa da surfista também são precárias.
Em razão das inúmeras dificuldades vividas por Juliana e família, várias pessoas se mobilizaram em uma vaquinha virtual. O objetivo é arrecadar fundos para que a surfista e os parentes possam ter melhores condições de vida, como alimentação todos os dias e uma casa maior e mais confortável. Para contribuir, basta clicar aqui.
– Juliana dos Santos, 21 anos, Surfista Cearense, top 10 no ranking nacional. Juju, como é conhecida na Praia do Titanzinho, o Havaí Cearense, sobrevive em um cômodo de 5 metros quadrados com outros 4 membros da família. A mãe é dependente química, o pai envolvido com a criminalidade, é da avó, dona Francisca, a responsabilidade de ajudar no orçamento mensal. Ela vende latinhas de alumínio para a reciclagem e recebe 40 reais por mês pelo trabalho. Muitas vezes a Juliana entrou no mar com fome, para que sobrasse alimento para os idosos – pede a “vaquinha”.
Foram arrecadados cerca de R$ 35 mil. A meta é $ 100 mil.
– Esse valor que a gente colocou na vaquinha é para comprar uma casa para a minha família – finaliza.
.
.
.
GE – Globo Esporte.
-
Polícia12 horas atrás
Doria nega que filho tenha feito festa e causado aglomeração e entra com queixa-crime contra vizinha que fez acusação
-
Polícia12 horas atrás
Festa clandestina reúne 170 pessoas na região central da capital paulista
-
Esportes11 horas atrás
Contratações do Palmeiras para 2021: veja quem chega, quem fica e quem vai embora do clube
-
saúde12 horas atrás
Sem drive-thrus, cidade de SP vacina grupo prioritário em 82 AMAs e UBSs neste sábado
-
Esportes13 horas atrás
Mateus Vital muda hábitos, diz que filha “preencheu vazio” e aconselha jovens do Corinthians
-
saúde12 horas atrás
Com pandemia, número de profissionais de motofrete cresce 40% em um ano na cidade de SP
-
saúde12 horas atrás
Estado de São Paulo bate novo recorde de internados por Covid-19 e de ocupação de leitos de UTI neste sábado
-
saúde12 horas atrás
1º dia de fase vermelha na capital paulista tem movimento nas ruas de comércio popular e lojas com portas abertas pela metade